devices-tablets-smartphone

Todos nós adoramos essas telas brilhantes, com imagens perfeitas e que respondem ao suave toque dos nossos dedos engordurados. Passamos cada vez mais tempo na frente delas e queremos trocar sempre que um modelo novo é lançado. Então, que tal ser mais sustentável ao comprar e usar esses eletrônicos? É possível, vamos lá:

  • Na hora da compra já vem uma das decisões mais importantes, e não estou falando de marca ou modelo, estou falando de “precisar” trocar de aparelho. É claro que precisar, no sentido de necessidade (como precisamos de água e comida) não se aplica, mas me refiro a ser uma troca que vale mesmo a pena. Se seu celular/tablet/computador ainda funciona e atende bem suas necessidades, reavalie antes de sair comprando outro – as vezes a melhoria do modelo novo é quase imperceptível.
  • Ok, você quer mesmo comprar, então avalie a marca do aparelho. O Greenpeace realiza anualmente um levantamento das grandes fabricantes de eletrônicos exibindo os resultados em uma imagem bem simples de entender. Além disso, cada modelo pode ter um consumo diferente de energia, opte pelos mais econômicos.
  • Comprou um novo? A menos que o antigo esteja realmente inoperante, venda. A pessoa que comprá-lo pode estar evitando a compra de um aparelho novo, reduzindo o consumo de recursos naturais. E de toda forma, nada de jogar no lixo! Eletrônicos tem materiais que simplesmente não podem ser lançados na Natureza, além de serem recicláveis, então procure um local de coleta (se não estiver encontrado, uma boa opção é ligar para a fabricante e perguntar).
  • E agora com o celular/tablet novo na mão, tente economizar energia. Além de não ser nada divertido ter que achar uma tomada o tempo todo para recarregar, será bom para seu bolso e para o meio ambiente. Então desative recursos que consomem energia quando não estiver utilizando, como conexão de dados, wireless, gps, bluetooth e sincronização, e reduza o brilho da tela (geralmente 30% de brilho é bastante razoável).
  • Já em computadores, utilize os recursos de desligamento automático da tela (digamos em 5 ou 10 minutos), suspensão automática/modo dormir (20 a 30 minutos) e hibernação automática (60 minutos). Em notebooks, caso não esteja usando nenhum recurso avançado use o gerenciador de energia para optar pelos modos “economia de energia” ou “equilibrado” para reduzir o consumo (e ganhar em tempo de bateria, claro).
  • Por fim, nem seria preciso dizer mas vamos lá: desligue quando não for usar. Isso é bem óbvio em computadores, talvez em tablets também, mas pouco usual com celulares – você desliga o seu ou fica 24h ligado? Pelo menos quando for dormir, pense se realmente precisa mantê-lo ativo e, se for o caso, desligue todos os recursos mantendo apenas ligado para receber ligações e SMS em caso de emergência.

E aí, tem mais dicas para ser sustentável com seus eletrônicos? Diga nos comentários!

 

Imagem via CYPI

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade