Seul inaugura ônibus elétrico wireless
OLEV, o veículo elétrico que começou a ser testado na terça-feira(09) em Seul

A cidade de Seul, na Coréia do Sul, inaugurou nesta terça-feira (09) um veículo elétrico online (OLEV, da sigla em inglês).

O sistema criado pelo Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) usa energia elétrica vinda de cabos instalados abaixo da rua e transmitida por um método de recarga magnética, sem contato.

Isso significa que o veículo é abastecido em movimento: não há a necessidade de parar para recarregá-lo. Abaixo dos vagões do OLEV está um aparelho que coleta eletricidade e distribui para o sistema ou armazena.

Parado ou em movimento, ele recebe energia dos cabos subterrâneos, dispensando o uso de baterias muito grandes.

O aproveitamento em um sistema como esse é bem grande: 74% do que é enviado pelos cabos consegue ser captado “wireless” pelo OLEV – considerando o espaço de 13 cm entre a estrada e o fundo do veículo.

Com um vagão e três carros de passageiros, o veículo fará um circuito de apenas 2,2 km em torno do zoológico do Seoul Grand Park. A KAIST explica que não foi necessário modificar todo o percurso para o veículo, já que ele precisa de apenas quatro estações de reabastecimento – quando passa por cima desses pontos ao longo do percurso, automaticamente recebe energia. Ao todos, apenas 16% das vias pelas quais o OLEV irá passar tiveram que ser modificadas.

As adaptações para implementar um sistema como esse nas ruas de Seul são tão poucas que, se todo o sistema de ônibus da cidade fosse de OLEV, apenas 20% das rotas teriam que receber as linhas de recarga.

Uma rua com o sistema subterrâneo é dividida em segmentos de forma que, quando o veículo passa por certo segmento, um sensor é ligado e o carro acima dele recebe eletricidade. Como a energia só é aplicada aos veículos equipados para isso, não há risco de descargas em pedestres ou outros carros.

Caso seja bem sucedido em seu teste no Seul Grand Park, o veículo elétrico pode ser adotado em toda a cidade.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 

é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena.

Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
  • Tiago Menezes

    Muito Legal mesmo!! Agora acho que vai demorar um pokinho =P pra chegar aki.. oia só a qualidade das ruas dele parece pista de avião! Por aki a gente tem que primeiro tirar os buraco e melhorar as calçada antes de pensar nisso! Mas estão de parabéns! Só faltava a pista ter celulas fotoeletricas pra elas mesmo captar energia pra fornecer pros carros! huhu

  • Duvido que isso venha pro Brasil… o nosso governo que é queimar o pré-sal…

    • sadam

      apoiado

  • Zabrisk

    É só contruir uma porrada de hidroeletrica, acabar com o resto da fauna e da flora do mundo que em algum tempo todo mundo vai estar usando um veiculo assim!!!

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade