Seul inaugura ônibus elétrico wireless
OLEV, o veículo elétrico que começou a ser testado na terça-feira(09) em Seul

A cidade de Seul, na Coréia do Sul, inaugurou nesta terça-feira (09) um veículo elétrico online (OLEV, da sigla em inglês).

O sistema criado pelo Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) usa energia elétrica vinda de cabos instalados abaixo da rua e transmitida por um método de recarga magnética, sem contato.

Isso significa que o veículo é abastecido em movimento: não há a necessidade de parar para recarregá-lo. Abaixo dos vagões do OLEV está um aparelho que coleta eletricidade e distribui para o sistema ou armazena.

Parado ou em movimento, ele recebe energia dos cabos subterrâneos, dispensando o uso de baterias muito grandes.

O aproveitamento em um sistema como esse é bem grande: 74% do que é enviado pelos cabos consegue ser captado “wireless” pelo OLEV – considerando o espaço de 13 cm entre a estrada e o fundo do veículo.

Com um vagão e três carros de passageiros, o veículo fará um circuito de apenas 2,2 km em torno do zoológico do Seoul Grand Park. A KAIST explica que não foi necessário modificar todo o percurso para o veículo, já que ele precisa de apenas quatro estações de reabastecimento – quando passa por cima desses pontos ao longo do percurso, automaticamente recebe energia. Ao todos, apenas 16% das vias pelas quais o OLEV irá passar tiveram que ser modificadas.

As adaptações para implementar um sistema como esse nas ruas de Seul são tão poucas que, se todo o sistema de ônibus da cidade fosse de OLEV, apenas 20% das rotas teriam que receber as linhas de recarga.

Uma rua com o sistema subterrâneo é dividida em segmentos de forma que, quando o veículo passa por certo segmento, um sensor é ligado e o carro acima dele recebe eletricidade. Como a energia só é aplicada aos veículos equipados para isso, não há risco de descargas em pedestres ou outros carros.

Caso seja bem sucedido em seu teste no Seul Grand Park, o veículo elétrico pode ser adotado em toda a cidade.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2018 eco4planet | Privacidade
©2008-2018 eco4planet | Privacidade