Você já reparou que, na maior parte do tempo, o uso do processador do seu computador não chega nem a 10%? Já pensou em doar esse processamento ocioso para uma causa nobre? Isso é possível com o Folding@home, um projeto de computação distribuída desenvolvido pela Universidade de Stanford para ajudar a entender o desenvolvimento de doenças como o mal de Alzheimer e vários tipos de câncer.

O funcionamento do Folding@home é bem simples: você só precisa instalar um programa, que está disponível para Windows, Linux e OS X, e o resto é feito automaticamente. O software usa o seu processador para fazer simulações de enrolamentos de proteínas e periodicamente recebe e envia dados para os servidores do projeto. Como muitas pessoas estão participando (hoje são mais de 250 mil processadores ativos!), a rede possui uma capacidade de processamento enorme e os resultados poderão ser obtidos mais rapidamente.

Ficou interessado? Para contribuir com o projeto, baixe e instale o cliente no site do Folding@home. Durante a instalação, escolha um nome de usuário, digite a sua passkey (ela pode ser gerada neste link) e coloque a ID do time do Tecnoblog: 222770. Aí é só deixar o programa rodando em plano de fundo e usar seu PC normalmente. Você nem precisa levantar da sua cadeira!

As respostas para perguntas frequentes como “O que eu ganho com isso? O programa deixa o computador lento?” e outras, estão na postagem original do Tecnoblog. Mantivemos a sugestão de usar o ID do time do Tecnoblog, ao invés de criar um para nós do eco4planet, porque ficamos felizes em receber a dica através deles 🙂

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade