Termoelétrica flex pode beneficiar Brasil
Luiz Inacio Lula da Silva, presidente do Brasil: Lula ressaltou a importância de investimento
em pesquisa para impulsionar o desenvolvimento do país.

presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a importância do etanol para se obter uma matriz energética menos poluente e citou como exemplo a inauguração da primeira termoelétrica a álcool em Juiz de Fora (MG), na semana passada.

O presidente afirmou que o país tem outras termoelétricas a gás que podem ser convertidas para álcool para garantir “tranquilidade” no fornecimento de energia. O presidente inaugurou, em Minas, a conversão da primeira usina termoelétrica do mundo a usar etanol como combustível.

“Era uma termoelétrica a gás que agora virou uma termoelétrica flex, ou seja, ela pode utilizar tanto álcool como pode utilizar gás”, afirmou no programa de rádio semanal, “E isso é extremamente importante porque é uma novidade extraordinária que vai poder colocar o Brasil outra vez na ponta da produção de energia elétrica com a termoelétrica a gás”.

Lula lembrou o aquecimento global e a maior preocupação com questões ambientais como fatores que podem impulsionar a produção brasileira de etanol. O presidente citou como exemplo a Europa, que pretende incluir 10% de etanol na gasolina até 2020.

“Os países ricos terão que seguir a trajetória do Brasil e mudar um pouco a sua matriz energética na questão de combustível”, declarou.

“Sobretudo agora que nós estamos discutindo a questão do aquecimento global, o Brasil, mais uma vez, sai na frente e apresenta ao mundo que é possível criar uma matriz energética menos poluente que é o etanol, e que pode gerar muitos empregos”, afirmou Lula.

No programa, o presidente também ressaltou a importância de investimento em pesquisa para impulsionar o desenvolvimento do país. E ainda citou estudos do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, que pretende, dentre outros objetivos, produzir etanol de segunda geração, a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

“Eu, particularmente, estou convencido que o momento é de investimento em educação e inovação tecnológica e isso vai fazer toda diferença para o crescimento e desenvolvimento do nosso país. Acredito que o Brasil está no caminho certo para se desenvolver e ganhar peso internacional no setor da inovação tecnológica”, acrescentou.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade