iq-capa.jpg

Depois de polêmicas envolvendo falhas na segurança dos seus veículos, a montadora Toyota finalmente tem motivos para comemorar. Seu modelo iQ foi eleito nesta quarta-feira, 16 de junho, o “carro verde do ano”, pela Environmental Transport Association (ETA).

A competição avaliou mais de cinco mil carros e comparou seus níveis de emissões, eficiência energética, potência e ruído. O resultado gerou uma lista com os dez carros mais ecológicos do mercado, incluindo categorias como “off-road”, “esportivo”, “luxuoso”, “família”, entre outras.

O Toyota iQ venceu na categoria principal e na “carro para cidade”. Medindo apenas 2,98 metros de comprimento, 1,68 m de largura e 1,5 m de altura, o iQ é menor protótipo com capacidade para quatro passageiros do mundo, segundo a montadora.

Seu tamanho pequeno repercute na alta eficiência do modelo, que faz 4,9l/100km nos centros urbanos e 3,99l/100km em ambientes extra-urbanos. O mini chega a 150 km/h e vai de 0 a 100km/h em 14,7 segundos.

iq-02.jpg

Já o vencedor da categoria “pior carro do ano” foi o Lamborghini Murcielago. Segundo a organização do concurso, o carro emite ao longo de um ano o CO2 equivalente a derrubada de uma floresta do tamanho de um campo de futebol – cinco vezes mais que as emissões do campeão (99g/km).

Serviço para novos consumidores

No site da organização ainda é possível fazer uma busca com a descrição detalhada dos carros e ver a sua classificação no ranking verde da organização. Segundo os organizadores do concurso, a intenção principal é fazer com que os dados sirvam de base para os consumidores que estiverem pensando em trocar de veículo.

Segundo o diretor da ETA, Andrew Davis, rankings como esses são cada dia mais fundamentais. “Com o preço do petróleo batendo recordes e a grande conscientização das ameaças ambientais que estão em jogo, nunca foi tão importante tornar a eficiência energética um fator decisivo na hora da compra de um carro”, afirmou.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade