Prezado usuário, queremos colocar alguns pingos nos “is”.

O eco4planet nunca foi filiado ou pertencente ao Google, nem nunca disse ser e, pelo contrário, sempre apresentou em sua capa e FAQ essa informação. Nos orgulhamos de ser um projeto independente e de estarmos na direção correta quanto à conscientização e colaboração com a preservação do meio ambiente.

O sistema por nós utilizado é denominado “Google Pesquisa Personalizada”, um ferramental fornecido pelo Gigante de buscas com base em um regulamento que, diga-se de passagem, trata propositalmente de forma ampla e indefinida boa parte dos pontos relativos ao que pode e ao que não pode ser feito.

Em determinado momento, lançamos o plantio de árvores baseado no número de pesquisas, uma forma de garantir equilíbrio entre volume de visitas e os custos dessa ação. Tudo corria bem até que o Gigante resolveu analisar o eco4planet e chegou à conclusão de que isso iria de encontro ao regulamento, bloqueando então o sistema de buscas (segunda-feira, 12-Outubro-2009).

Enviamos e-mail imediatamente ao notar o bloqueio, e recebemos no dia seguinte uma resposta (que na verdade era uma pergunta) para só então, no dia 14, sabermos do que se tratava (sim, as respostas chegam no mínimo no dia seguinte).

Trazemos abaixo o excerto no qual provavelmente se basearam, para que possamos refletir:

“(…) Isso inclui, mas não se limita a, oferecer remuneração para que os usuários visualizem anúncios ou realizem pesquisas, prometer arrecadar dinheiro para terceiros através de cliques ou impressões (…)”

O desenvolvimento de um projeto de plantio de árvores não é o que eu chamaria de oferecer remuneração aos usuários ou promessa de arrecadação de dinheiro para terceiros. Estamos fazendo o que poucos tiveram coragem de fazer, levantar da cadeira e agir pela Natureza, nós mesmos (não “terceiros”).

Ademais, nunca incentivamos o uso da ferramenta apenas com a intenção de acelerar a contagem, pelo contrário, no anúncio da proposta deixamos bastante claro que o uso de ferramentas de automação ou quaisquer tentativas de fraude seriam ignorados por nosso sistema (como de fato ocorre).

Ok, aceitemos que nas “entrelinhas” dizer que fará algo, qualquer coisa, baseado no número de pesquisas é uma irregularidade já que a empresa fornecedora do sistema de buscas não tem condições de “verificar se cada parceiro individual realmente faz a doação de seus ganhos para a caridade” (trecho do e-mail recebido em 14-Out). Doação para caridade?

Mais uma vez, aceitemos. Façamos então alterações para que o mais importante aconteça: possamos voltar a atender os usuários. Ainda no dia 14-Out modificamos nossa política para que a contagem se baseie em acessos ao portal, ou seja, qualquer entrada no eco4planet será contabilizada. Pronto, a pesquisa é apenas mais uma página, assim como o blog ou qualquer outra, questão resolvida.

Não. Segundo e-mail recebido do Gigante em 15-Outubro-2009, “Como seu site violou os regulamentos do programa, ele não está mais qualificado para participar do programa (…)”.  Ou seja, depois de bloquear sem qualquer aviso, demorar dois dias para informar a razão, ter as alterações necessárias realizadas, simplesmente “não”?

Mais uma vez, respondemos ao e-mail insistindo nos pontos levantados nesse texto, na esperança de que o bom senso prevalecesse. Como de costume, teríamos de esperar até a manhã do dia seguinte (ou seja, hoje, 16-Out) para que uma resposta viesse. E desta vez, não veio.

“E agora?” vocês nos perguntam, agora não iremos esperar por uma resposta enquanto os usuários pacientemente (e agradecemos por isso) aguardam solução para um problema que em nada tiveram culpa. Estamos certos de que o eco4planet, mais do que nunca, cumpre perfeitamente o regulamento, e utilizaremos um segundo perfil para reativar as pesquisas enquanto, pacientemente, aguardamos resposta.

Atenciosamente,

Equipe eco4planet

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade