eolica-capa.jpg

A turbina gera energia limpa mesmo sem a força dos ventos

A empresa americana Hybrid Turbines desenvolveu uma turbina eólica que permite que hélices produzam energia mesmo quando o vento não está a favor. A SmartGen, como foi chamada, utiliza o biogás para aumentar o desempenho de torres eólicas.

A energia eólica funciona a partir da força dos ventos. Uma enorme hélice gira e conecta-se a um gerador produtor de eletricidade. A tecnologia desenvolvida pela empresa assumiria o papel do vento nos dias em que ele não atuasse com tanta força.

Como funciona

O processo funcionaria da seguinte forma: a turbina é composta por gás híbrido e atua girando um motor com ar comprimido localizado na base da torre eólica. Este motor é movido a gás natural ou biogás e pode ser instalado em torres que já estão em funcionamento, aumentando seu potencial.

Naturalmente, a quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho de suas hélices. Segundo a empresa, cada torre gera apenas 30% de energia se comparado ao tempo de funcionamento. SmartGen iria aproveitar o tempo ocioso e transformá-lo em mais energia.

A empresa ainda notou que o ar comprimido utilizado no processo é muito frio, o que preveniria possíveis incêndios, e eficiente quando usado em combinação com o motor. A companhia estuda agora a ampliação da produção da tecnologia, que poderia substituir os combustíveis fósseis na tarefa de aumentar a produção de outras empresas.

“Se uma empresa utiliza um biocombustível, o sistema SmartGen será 100% renovável”, afirma o presidente da empresa no site do produto. “A eletricidade produzida pela turbina é duas vezes mais eficiente e limpa do que a resultante da queima de carvão”, completa.

A empresa não informou sobre como é feito o processo de instalação da turbina ou sobre a comercialização do produto.

*Via EcoD.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade