A casa construída pelos biólogos Edna e Luiz Toledo, em Barra Mansa, Rio de Janeiro, é uma real demonstração de excelência na reciclagem e reutilização de materiais. Com três andares, a construção foi feita com 90% de materiais que poderiam ser considerados lixo, por muita gente.

“Lixo? Aqui nada é lixo”, diz Edna à reportagem da Terramérica, assinada por Fabiana Frayssinet. E ela fala com conhecimento de causa. Afinal, a casa foi construída quase que inteiramente com entulho de demolições, garrafas, vidro quebrado, embalagens plásticas, papeis, papelões, embalagens de leite, tampinhas e latas, material que muita gente descarta e que acaba indo parar nos lixões e aterros. Por uma questão de segurança, apenas as vigas e pilares foram erguidos com material de construção tradicional.

Além disso, no dia-a-dia do casal, o aproveitamento dos resíduos é uma constante. Cascas de frutas servem para o preparo de alimentos. Restos de comida vão para a compostagem na “decomposteira”, um recipiente de cerâmica, criado por Luiz. É de lá que sai o adubo para a horta de orgânicos que o casal mantém.

Na ponta do lápis, verifica-se que o custo da construção é 70% mais baixo do que seria, caso fossem utilizadas técnicas convencionais. Nesta onda, Edna e Luiz já estão dando andamento a um novo projeto. Trata-se do Condomínio Rural Ecológico Integrado Autossustentável, onde 20 casas e uma área de lazer já foram construídas com material reutilizado e todo um sistema de reaproveitamento dos resíduos deve funcionar.

Porém, o casal já avisa. Somente serão aceitas no condomínio as pessoas que compartilharem da mesma filosofia que não permite que nada seja visto como lixo.

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

Fonte: Revista Digital Envolverde

 Sou jornalista especializado em educação ambiental, coordenador de comunicação e educação socioambiental na ONG Ponto Terra
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade