Ursos polares podem sair da lista dos animais ameaçados de extinção / Foto: Juliano Pavan

Um dos maiores símbolos das consequências do aquecimento global, o urso polar pode não estar com seus dias contados.

À medida que seu hábitat começou a derreter devido ao aquecimento global, o urso-polar entrou para a lista dos animais ameaçados de extinção. Há cerca de três anos, cientistas passaram a considerar o risco de o grande mamífero do Ártico desaparecer. Porém, um novo estudo sugere que ainda há chances de salvá-lo. Para isso, nas duas próximas décadas a redução nas emissões de gases com efeito estufa terá de ser significativa, de acordo com um grupo de pesquisadores internacionais, que foram destaque na capa da edição de ontem da revista especializada Nature.

Alguns dos cientistas envolvidos no atual estudo participaram da previsão feita há três anos a respeito da extinção da espécie. “O que projetamos em 2007 teve como base o cenário de emissões de gases de então e não consideramos a possibilidade de mitigação nas emissões”, disse Steven Amstrup, pesquisador emérito do U.S. Geological Survey e um dos autores do artigo.

Os ursos-polares dependem da camada de gelo que cobre o mar para caçar suas presas primárias, as focas. “No verão, um declínio nas camadas tem sido associado à queda da estatura e da condição física dos ursos, sua menor taxa de sobrevivência e a diminuição do tamanho das populações”, conta Bitz. Nas estações do ano em que os ursos não conseguem alcançar as camadas geladas, eles chegam a perder 1kg por dia. Esses períodos têm aumentado e, com o nível atual das emissões de gases de efeito estufa, a expectativa é que durem ainda mais. “A perda do hábitat devido ao aquecimento global é a principal causa da queda da população dos ursos, de acordo com projeções do Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos. O aumento da caça e o de outras atividades humanas não são suficientes para isso”, diz a pesquisadora.

O artigo “Greenhouse gas mitigation can reduce sea-ice loss and increase polar bear persistence”  de Steven Amstrup e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade