lixoeletronico

Descartar lixo eletrônico é um problema e muita gente não sabe como fazer. O seu gadget abandonado não pode ser simplesmente colocado em um lixão comum. Ele pode ter produtos tóxicos ao meio ambiente e, por isso, precisa ser descartado de forma diferente.

Em São Paulo, muita gente não faz ideia de onde pode jogar o lixo eletrônico fora, ou só conhece o CEDIR, na USP. Mas ele não é o único lugar que aceita seu computador velho e abandonado na capital paulista.

O Voluntarie traz uma série de pontos de coleta para diferentes tipos de lixo eletrônico – aliás o site também tem opções de coleta de lixo reciclável, de entulho, óleo de cozinha usado e, fora do universo do descarte, há também mapa de adoção de animais, campanha do agasalho, doação de sangue e instituições sociais.

E há também a Coopermiti, uma cooperativa especializada em lixo eletrônico instalada em um galpão de 2 mil metros quadrados que funciona desde 2010 no bairro da Barra Funda. Ela pode receber até 100 toneladas de aparelhos antigos, mas fica bem longe disso – em 2012, a média foi de 40% da capacidade e, em janeiro deste ano, 30%. Segundo Alex Pereira, presidente da Coopermiti, o maior problema é a “falta de divulgação”.

Se você quiser descartar seu lixo eletrônico na Coopermiti, tem duas opções: uma delas é ir direto à sede da cooperativa. A outra é agendar uma retirada na sua casa – mas isso só é feito se a quantidade de lixo eletrônico for bem grande.

Você conhece um lugar na sua cidade adequado para destinar o lixo eletrônico? Deixe a sugestão nos comentários abaixo e veja as sugestões dos leitores do Gizmodo na postagem original.

 

Coopermiti via Link / Foto via Flickr
Agradecimento pela indicação do Voluntarie ao maalik_

facebook-profile-picture
 

é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena.

Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade