A capacidade instalada de energia eólica global deve atingir a marca de 200 gigawatts até o final deste ano, de acordo com projeções do Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council – GWEC).

Ao longo do último tirmestre de 2010, 40GW deverão ser instalados, o que tornará o setor responsável por 3% da demanda energética mundial.

O bom momento do setor pode ser explicado pelos investimentos robustos recebidos nos últimos anos. Segundo o Renewable Global Status Report (Relatório da Situação Global das Energias Renováveis), em 2009, a energia eólica liderou os investimentos em fontes renováveis, recebendo 62% do total investido em todo o mundo. Foram cerca de 62,7 bilhões de dólares, quantia superior aos 55,5 bilhões de dólares investidos no ano anterior.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Steve Sawyer, secretário-geral do GWEC, disse que o setor eólico dobrará a sua fatia de mercado até 2014 para 400 GW. Este salto será motivado principalmente pela China, Estados Unidos e Europa, mas outros países também entram em cena.

“A energia eólica está cada vez mais competitiva, se expandindo rapidamente para além dos mercados tradicionais na América do Norte e Europa. Cerca de metade do crescimento tem acontecido nas economias emergentes e países em desenvolvimento”, disse ele. “E há muitos sinais encorajadores nos países da América Latina, incluindo Brasil, México e Chile, assim como a África do Norte e Subsaariana”, acrescentou.

Segundo o especialista, a Grécia é uma outra nação com mercado promissor. Para acelerar o crescimento do setor, o país aprovou na semana passada um investimento no valor de 1,5 bilhão de euros (R$ 3,51 bilhões de reais), para a instalação de um parque eólico de 700MW no norte do Mar Egeu. O projeto faz parte de um amplo programa de 2,1 bilhões de euros para projetos de energia renovável no país.

Outro fator que pode estimular a expansão do setor é a instalação de parques eólicos no mar. Segundo o GWEC, o custo de parques eólicos offshore poderá cair 25% até 2025.
Recentemente, o Reino Unido inaugurou o maior parque eólico offshore do mundo, na costa marítima da Inglaterra.

A perspectiva de longo prazo para o crescimento global de energia eólica será apresentado por GWEC em outubro durante o seu Wind Power China 2010 conferência em Pequim. A finalidade é mostrar como alcançar 1.000 GW de capacidade instalada em todo o mundo até 2020.

[Info]

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade