“E se, amanhã, todos os carros desaparecessem?”

Foi essa a pergunta que motivou Ross Ching a criar o projeto Running on Empty (Correndo no Vazio). Cansado do trânsito caótico da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, Ching resolveu fazer um vídeo no qual tenta criar uma realidade onde não existem carros nas ruas e avenidas.

O projeto foi inspirado nas fotos da solitária Los Angeles do artista Matt Logue e nos questionamentos: “Se os carros desaparecessem, como as pessoas reagiriam? Como o meio ambiente se comportaria?”.

“A ideia era mostrar como estamos em um grande círculo, que une as pessoas que convivemos todos os dias no trânsito”, diz Ross. “Quero tratar sobre essa relação de amor e ódio de todos que passam muito tempo dentro dos carros”, completa.

Para realizar as fotos que deram origem ao vídeo, o americano colocou uma câmera posicionada em vários pontos da cidade. Depois selecionou as fotos que não tinham carros e editou aquelas em que apareciam alguns poucos automóveis.

Depois disso, construiu uma ordem cronológica unindo as fotografias e colocou uma música de fundo. Por mais melancólico que uma cidade abandonada pareça ser, o vídeo cria uma realidade que nos faz questionar sobre o modelo de vida levado nos grandes centros urbanos.

Fotógrafo cria vídeo com uma realidade sem carros

Respeito e meio ambiente

O trabalho de Ross Ching pode ser relacionado com dois pontos listados na Carta da Terra. São eles a Integridade Ecológica e o Respeito e cuidado pela comunidade da vida.

Se não existissem carros nas ruas, como as pessoas se comportariam? Claro que o desenvolvimento mundial impede a viabilidade de tornar esse desejo em realidade, entretanto, uma saída seria diminuir o acesso ao carro e utilizar outros meios de transporte como alternativas.

“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, em uma época em que a humanidade deve escolher o seu futuro”, é o que diz a Carta da Terra. O documento lista os principais assuntos em prol de um mundo mais sustentável e justo. A prevenção ao dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental é um desses tópicos.

Então, por que não deixar o seu carro em casa e optar pela bicicleta ou outro transporte sustentável? Atitudes simples podem mudar a realidade na sua rua e reverberar de forma global.

*Via EcoD.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade