vila-capa.jpg

A cidade canadense de Vancouver está recebendo o XXI Jogos Olímpicos de Inverno e têm mostrado que não são apenas os atletas quem sairão ganhando com as competições. Isso porque a vila olímpica, construída sobre uma área industrial abandonada, acaba de ganhar o certificado LEED Platinum, o mais alto nível de certificação de construção verde cedido pelo United States Greenbuilding Council (USGBC).

O anúncio foi feito na terça-feira, 16 de fevereiro, pelo prefeito da cidade de Vancouver, Gregor Robertson. O certificado categoriza a vila como a mais sustentável do planeta e da história das Olimpíadas.

“A certificação LEED Platinum para a vila olímpica e para o alojamento de False Creek é a mais elevada para um bairro desse tamanho”, disse o prefeito Robertson. “False Creek é apenas o segundo bairro no mundo a receber este nível de certificação”, lembrou.

O prefeito afirmou ainda que o fato deve servir de exemplo para o resto do planeta. “Isso é um grande feito à medida que avançamos em direção ao nosso objetivo de nos tornarmos a cidade mais verde do mundo até 2020”, completa.

vila-03.jpg

Medidas sustentáveis

Vários fatores contribuíram para o recebimento do prêmio, como a proximidade com os demais núcleos do evento, uso misto de construções comerciais e residenciais, habitação acessível, eficiência energética e recuperação dos habitats locais.

As 1.100 unidades onde os atletas e comissões técnicas ficarão hospedados contam com sistema de aproveitamento da energia solar, além de tetos verdes para absorver a água da chuva e técnicas para maximizar o uso da luz natural.

Com um investimento de R$1,7 bilhões, a sede de False Creek agora é capaz de produzir toda a energia consumida no local.

vila-02.jpg

Sustentabilidade em longo prazo

Após as Olimpíadas e Paraolimpíadas (que acontecerão entre os dias 12 e 21 de março e contará com 350 atletas), os apartamentos serão vendidos ou alugados por valores acessíveis à comunidade – tornando a construção útil em longo prazo.

“Quando os Jogos terminarem, Vancouver terá uma comunidade próspera de uso misto, com habitação e varejo, comércio e espaços públicos. Isso será um lembrete de como o singular espírito olímpico é capaz de inspirar a todos nós para alcançarmos os nossos sonhos”, disse Tim Cole, da USGBC.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade