Criação de peixe em cativeiro

O tambaqui, peixe típico da bacia amazônica, praticamente sumiu dos rios da região por conta da pesca predatória nos últimos 15 anos. Contudo, com a criação em cativeiro, consumidores passaram a encontrar a iguaria facilmente, sem o risco de comprometer a espécie.

Assim como o tambaqui, diversas outras espécies nativas e introduzidas são criadas em cativeiro afim de poupar o meio ambiente e conseguir melhores resultados com engorda e tempo de abate. A tilápia, por exemplo, é uma espécie introduzida usada como matéria-prima para pratos em uma rede de restaurantes de Campo Grande/MS.

Com carne firme e saborosa que conquistou o paladar dos consumidores, a tilápia é criada em cativeiro e é abatida em apenas um ano de criação com ração própria. A franquia de restaurante, presente na capital e em Três Lagoas, na divisa com São Paulo, especializou-se na tilápia e conseguiu o diferencial no mercado.

Relação da criação de peixe em cativeiro e o meio ambiente

A piapara também é uma espécie amazônica bastante adaptada para a criação em cativeiro. Onívora, come de tudo e também representa um baixo custo na produção, por conta da boa conversão alimentar.

Presente principalmente nos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, o dourado é um peixe com as mesmas características de manejo que a piapara: onívoro, carne de qualidade e sabor agradável e representa baixos custos na produção.

Com as espécies nativas, o sabor é sempre um ponto forte para o peixe selvagem, sendo recomendado que a ração deixe de ser ofertada até 10 dias antes do consumo e o peixe consuma apenas aquilo que ele encontraria em um rio: frutas, pequenos peixes, crustáceos e algas.

No Acre, por exemplo, onde 80% da área é de mata amazônica (protegida), a criação de peixes em cativeiro não só alavancou a economia de produtores rurais, como reduziu as áreas necessárias para pasto do gado.

A criação de peixe em cativeiro, que tem suas divergências com ambientalistas (veja o caso do salmão e da tilápia), seria uma alternativa melhor que a pesca predatória? É possível, principalmente se feito da maneira correta. Como neste vídeo, em que o criador tem um tanque fechado e pequeno no quintal de casa e produz tilápia para consumo próprio.

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

 recicla, pratica o consumo sustentável e anda de bicicleta. É analista de SEO do Grupo WTW e escreve para o blog www.viajareupreciso.com.br
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade