Nunca antes na história daquele país a energia de fontes renováveis teve maior participação que a nuclear, mas o momento histórico acaba de ser apontado pela EIA, órgão dos EUA que administra as informações de energia.

O fato foi causado, em parte, pelo cronograma de manutenção e reabastecimento das usinas nucleares: elas são desligadas duas vezes ao ano, justamente nas épocas de alta das águas que, somadas aos níveis recorde de neve em alguns estados norte-americanos, abasteceram as hidroelétricas de forma a produzir energia continuamente.

Coincidências à parte, o gráfico acima, em sua parte esquerda, mostra claramente a tendência de alta na produção de energia por fontes renováveis (linha verde) contra a estagnada produção nuclear (linha marrom).

Para a EIA, a energia nuclear realmente perderá sua posição conforme avançam as tecnologias alternativas. É bom lembrar que energia renovável, para a Agência, não é apenas solar, eólica e hídrica. Como se vê na parte direita do gráfico acima, também estão inclusos os biocombustíveis (como etanol e biodiesel), e a biomassa, como a madeira.

 

EIA via TechCrunch via Gizmodo

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade