Recebemos as imagens abaixo que mostram a construção de uma casa com garrafas de vidro e de plástico nos muros de uma leitora do blog e a questão levantada aqui na equipe foi: isso é ecológico?

Na verdade isso nos remete a uma questão mais profunda, afinal, reciclagem é qualquer “reaproveitamento” de material ou apenas quando se utiliza o chamado ciclo fechado (vidro de garrafa voltando a ser vidro de garrafa, plástico de embalagem voltando a ser plástico de embalagem, etc.)?

Em alguns casos o ciclo fechado é impossível ou ao menos até hoje não se desenvolveu tecnologia suficiente para fazê-lo, mas retornando à “casa de garrafas”, oras, são garrafas! De vidro e plástico, perfeitamente recicláveis em ciclo fechado, isto é, embutí-las em um muro fará com que mais vidro e plástico tenham de ser extraídos/produzidos, e isso apenas para economizar tijolos, cimento ou areia, produtos estes cujo processo de extração/produção é muito menos danoso ao meio ambiente se compararmos nas quantidades necessárias para construir a casa e a quantidade (imensa) de garrafas embutidas nas paredes.

Curiosamente parecem existir diversos projetos similares. Opiniões?

EDIT: Alguns comentários me fizeram crer que não fui claro em um detalhe, é claro que deixar de mandar garrafas de vidro e plástico para lixões é uma boa ideia, mas os criadores da casa em questão poderiam muito bem enviá-las para reciclagem e é esta a dúvida: reciclar as garrafas evitando que novas sejam produzidas é mais ou menos ecológico do que embuti-las na parede? Será que produzir novas garrafas é menos danoso ao ambiente do que reciclar?

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade