selfgenerator-ecod

Os designers Julia Zhu e Tab Chao desenvolveram o conceito de um ventilador de teto capaz de reutilizar parte da energia necessária para o seu funcionamento. Batizado de “Self-Generator”, o aparelho captura o restante da energia mecânica gerada depois que é desligado, transformando-a em energia elétrica e armazenando-a num capacitador, para ser usada na próxima vez que for ligado.

Segundo os criadores do conceito, “de acordo com o princípio da energia, a energia cinética gasta ao ligar o ventilador do 0 para uma velocidade X é igual à dissipação quando ele é desligado e a velocidade vai de X para 0. Devido à perda por fricção e na transformação para o capacitador de energia, cerca de duas ou três vezes depois, é possível usar a energia armazenada para ligar o ventilador. O gasto é o mesmo de um ventilador comum; desde que esteja totalmente carregado, funcionará automaticamente.”

É uma economia pequena, mas sempre válida. Talvez ainda mais interessante seja o design do ventilador que o torna mais leve, fazendo girar mais rápido e gastando menos energia. Ainda é um conceito, mas bem que poderia se tornar realidade o quanto antes porque o verão brazuca é quente, bem quente!

Por EcoD via eCycle

    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade