Se você pensa que a melhor coisa que o Brasil faz com saquê é uma versão da nossa caipirinha, é bom você ler isso: A empresa gaúcha Vinema Multioleos Vegetais quer começar a produzir etanol a partir da matéria prima do saquê, o arroz. 

O Rio Grande do Sul não tem grandes plantações de cana-de-açúcar, mas é o maior produtor de arroz. Por isso a escolha pelo álcool desse grão. Vilson Machado, coordenador do projeto Vinema, diz que a produção de arroz para etanol não irá prejudicar o abastecimento de comida.

“Utilizaremos apenas grãos com casca ou quirera, que não têm classificação para consumo humano”, diz Vilson. A empresa também diz que o processo de fabricação pode ser até 20% mais caro que o etanol de cana-de-açúcar, mas ainda assim é maior que o rendimento de milho – o mais utilizado nos Estados Unidos, por exemplo.

Ele também não é o ideal para reduzir as emissões de gases em relação a combustíveis fósseis, já que o etanol de cana tem 90% de eficácia na redução de dióxido de carbono (em relação a gasolina e ao diesel), enquanto os outros tipos de etanol (de arroz, milho, etc) variam entre 20% e 50%, o que ainda é considerável.

Se a produção for aceita pelo governo ela só deve chegar ao mercado em 2014. E sempre é bom lembrar: beba com moderação e se for dirigir, não beba!

Via Planeta Sustentável / Imagem Planeta Sushi

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade