catraca1.jpg

Você pode criar energia fazendo algo que está acostumado: passar por uma catraca

Comum em estádios de futebol, casas de shows e terminais de ônibus e metrô a catraca regula a entrada de milhares de pessoas a partir daquele movimento cíclico que todos conhecem. Mas, e se esse movimento pudesse gerar energia? Foi essa questão que fomentou a criação de um novo modelo de catraca mais sustentável.

catraca2.jpgA Green Press, como foi chamada, é uma cratraca desenvolvida por estudantes chineses da Universidade de Tecnologia de Guandong. O movimento comum do objeto tornou-se uma maneira criativa de proteger o meio ambiente e gerar energia limpa.

O objeto transforma a energia cinética do movimento dos passageiros em energia elétrica, dispensando qualquer tipo de abastecimento externo. A ideia é usar a energia para suprimento das funções normais de uma catraca: emissão de bilhetes, contagem de passageiros, leitura de cartões, inserção de moedas e tickets além de controlar a passagem de pedestres.

O objetivo é que, cada vez mais, catracas de todo o mundo não precisem de qualquer tipo de abastecimento além do proposto. Isso reduziria o consumo de energia, segundo o grupo de designers, em uma quantia realmente considerável.

O projeto da Green Press é tão bom que recebeu o primeiro lugar no concurso Lite-On Award em Taiwan, além da honra pela Mailan China Designs.

catraca3.jpg

O grupo de estudantes que criou a catraca recebe prêmio

*Via EcoD.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade