Trazendo o planeta para mais perto do internauta, o Google Earth tornou-se uma importante ferramenta para o conhecimento e preservação ambiental / Foto: Divulgação

A importância de reparar situações que coloquem em risco o meio ambiente é tão fundamental quanto a prevenção para que mais casos de degradação do verde não se espalhem. Ferramentas na internet podem ser transformadas em importantes aliadas quando o assunto for conservação e proteção ambiental e não é apenas este site!

O programa gratuito Google Earth tem uma rede de apresentações do planeta que conta com imagens de satélite, mapas, terrenos e construções em 3D, dados sobre o fundo e a superfície dos oceanos fornecidos por especialistas marinhos, além de pequenas produções em vídeo que ajudam o usuário a ter um maior conhecimento sobre a área pesquisada.

Destacando a participação de pesquisadores e especialistas na importante missão de contribuir para a qualificação da informação passada, a ferramenta entra como fonte destilada de conhecimento para monitoração e sensibilização de pessoas interessadas em oferecer uma efetiva ajuda à preservação do mundo.

Há alguns anos, pesquisadores encontraram uma área inexplorada chamada de Monte Mabu, enquanto analisavam mapas de regiões retirados do Google Earth. A busca, até então, por uma área a mais de 1,6 mil metros acima do nível do mar para um projeto de conservação de espécies acabou levando-os a surpreendente descoberta de espécies nunca vistas antes.

O projeto que partiu apenas de computadores acabou levando a divulgação da extraordinária biodiversidade local, fazendo com que o governo de Moçambique incentivasse a proteção e conservação da área pela população.

Detectando protestos de usuário, o Globo.Vc traz um mapeamento de focos de destruição na floresta amazônica / Foto: Globo Amazônia

Como importante veículo difusor de monitoramento, o Google Earth possibilita que qualquer pessoa possa, apenas através da internet, usar alta tecnologia para colaborar com o meio ambiente. Cidadãos comuns, grupos ambientalistas, pesquisadores e governos podem usar uma ferramenta simples e capaz de oferecer uma representação geográfica, localizar regiões em todo o globo, catalogar espécies ameaçadas e destacar possíveis acontecimentos nocivos à natureza.

E para reforçar a descoberta e monitoramento de ações agressivas ao meio ambiente, o Globo Amazônia entra como um grande facilitador de protestos e denúncias de desmatamentos e queimadas na principal floresta do mundo. Trabalhando com a interatividade de outros programas da internet e com imagens do Google Earth, o Amazônia.Vc transforma o internauta em um agente de fiscalização na hora de combater a devastação da flora, criando grupo de discussão e podendo encaminhar notícias e vídeos sobre a região.

Fonte: ecoDesenvolvimento

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade