S0-Sur-route-un-moteur-d-anthologie-254927 (1)

Motores de grande capacidade tradicionalmente são relacionados à grandes potências, porém a duras penas pagas pelo alto consumo. Entretanto, existe uma nova tendência na indústria automotiva que permite que o motorista tenha alta performance com um motor menor, de baixo consumo e, consequente, menor emissão de gases, o “downsizing”.

De forma simples, o downsizing envolve reduzir a capacidade cúbica do motor do carro (aquele número 1.0, 1.4, 1.8…) para melhorar a eficiência – reduzindo a emissão de CO2 e o consumo de combustível – porém atrelado à uma forma inteligente de engenharia e desenvolvimento que consegue fazer com que essa redução não comprometa a potência e a performance.

Importante notar que o downsizing não implica necessariamente no desenvolvimento de carros menores, uma vez que a tecnologia pode ser aplicada em motores de diversos tamanhos, inclusive em motores V8, a exemplo da tecnologia EcoBoost da Ford presente em carros esportivos como Viper e que chega ao Brasil ainda neste ano.

a

A Ford estabeleceu metas avançadas no projeto do motor EcoBoost tanto em termos de eficiência como de requisitos de funcionamento silencioso e refinado. O resultado é uma nova referência para os motores a gasolina em todo o mundo.

No evento de lançamento dessa tecnologia, em São Paulo, o diretor de Engenharia de Powertrain (Motores e Transmissões) da Ford América do Sul , Enio Gomes explicou:

O melhor exemplo para entender essa tecnologia é que o EcoBoost oferece a potência de um V8 com a economia de combustível de um V6. Ou a potência de um V6 com a economia de combustível de um motor de quatro cilindros em linha. Além disso, é relativamente mais acessível que outras tecnologias muito sofisticadas.

A economia, inclusive, é o ponto focal que mostra a importância desta tecnologia para o meio ambiente uma vez que estimula o consumidor a procurá-la, já que possibilita manter a mesma potência, com menor consumo de combustível e, consequentemente, menor impacto por descarte de gases na atmosfera. A vantagem nesta questão se mostra importante para a popularização, levando à renovação da frota cujos motores antiquados costumam ser mais pesados e poluentes.

Sendo assim, a tecnologia downsizing pode se mostrar uma grande aliada na redução do impacto ao meio ambiente.

facebook-profile-picture
 (ou Tomate), publicitário, 27 anos, trabalha há 10 no showbusiness. Fundador da CALIBRE, assessoria focada no mercado musical e co-diretor do capítulo SP do Startup Grind, evento global de empreendedorismo. Ama carros, mas tem trocado as 4 rodas pelas bike, pelo planeta (e para perder alguns quilos). Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade