S0-Sur-route-un-moteur-d-anthologie-254927 (1)

Motores de grande capacidade tradicionalmente são relacionados à grandes potências, porém a duras penas pagas pelo alto consumo. Entretanto, existe uma nova tendência na indústria automotiva que permite que o motorista tenha alta performance com um motor menor, de baixo consumo e, consequente, menor emissão de gases, o “downsizing”.

De forma simples, o downsizing envolve reduzir a capacidade cúbica do motor do carro (aquele número 1.0, 1.4, 1.8…) para melhorar a eficiência – reduzindo a emissão de CO2 e o consumo de combustível – porém atrelado à uma forma inteligente de engenharia e desenvolvimento que consegue fazer com que essa redução não comprometa a potência e a performance.

Importante notar que o downsizing não implica necessariamente no desenvolvimento de carros menores, uma vez que a tecnologia pode ser aplicada em motores de diversos tamanhos, inclusive em motores V8, a exemplo da tecnologia EcoBoost da Ford presente em carros esportivos como Viper e que chega ao Brasil ainda neste ano.

a

A Ford estabeleceu metas avançadas no projeto do motor EcoBoost tanto em termos de eficiência como de requisitos de funcionamento silencioso e refinado. O resultado é uma nova referência para os motores a gasolina em todo o mundo.

No evento de lançamento dessa tecnologia, em São Paulo, o diretor de Engenharia de Powertrain (Motores e Transmissões) da Ford América do Sul , Enio Gomes explicou:

O melhor exemplo para entender essa tecnologia é que o EcoBoost oferece a potência de um V8 com a economia de combustível de um V6. Ou a potência de um V6 com a economia de combustível de um motor de quatro cilindros em linha. Além disso, é relativamente mais acessível que outras tecnologias muito sofisticadas.

A economia, inclusive, é o ponto focal que mostra a importância desta tecnologia para o meio ambiente uma vez que estimula o consumidor a procurá-la, já que possibilita manter a mesma potência, com menor consumo de combustível e, consequentemente, menor impacto por descarte de gases na atmosfera. A vantagem nesta questão se mostra importante para a popularização, levando à renovação da frota cujos motores antiquados costumam ser mais pesados e poluentes.

Sendo assim, a tecnologia downsizing pode se mostrar uma grande aliada na redução do impacto ao meio ambiente.

 (ou Tomate), publicitário, 27 anos, trabalha há 10 no showbusiness. Fundador da CALIBRE, assessoria focada no mercado musical e co-diretor do capítulo SP do Startup Grind, evento global de empreendedorismo. Ama carros, mas tem trocado as 4 rodas pelas bike, pelo planeta (e para perder alguns quilos). Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade