iglu.jpg
O abrigo em formato de iglu é feito com materiais que iriam para o lixo

O que um garoto de 12 anos pode fazer para ajudar as pessoas necessitadas e, de quebra, reduzir a quantidade de lixo no planeta? Se você acha que a resposta é “nada” ou “muito pouco”, veja o que Max Wallack fez. Ele criou um “iglu” portátil e feito de materiais reciclados que pode ser usado por pessoas desabrigadas ou em situações de emergência. O projeto ganhou o prêmio Trash to Treasure Competition (Competição de Lixo a Tesouro) em 2008.

A habitação improvisada, que ele batizou de “The Home Dome” (ou A Casa Catedral), é feita de sacolas plásticas e flocos de isopor. O que ele fez foi encher os sacos plásticos que seriam descartados com os flocos de isopor, um material de difícil reciclagem, em várias “paredes” hexagonais. Em seguida, ele desenvolveu uma estrutura para montar essas paredes e formar o abrigo, em formato de iglu.

Max afirmou que sua inspiração veio quando ainda tinha seis anos, em uma viagem que fez a Chicago, prêmio por outra invenção sua. Ele conta que ficou chocado ao ver pessoas morando nas ruas, debaixo de autoestradas e pontes e que, desde então, teve como meta descobrir uma maneira de ajudá-los.

iglu-premiacao.jpg
Apesar do prêmio de US$ 10 mil, Max diz que o que importa é poder ajudar

Como prêmio, o garoto ganhou US$ 10 mil, um notebook e uma viagem a Boston para ver seu projeto ser construído. Apesar disso, ele afirma que não se importa com o dinheiro e que o que queria mesmo era poder ajudar as pessoas.

Para Brenda Musilli, presidente da empresa promotora da competição, a Intel Foundation, a criação de Max capta o espírito inovador do Trash to Treasure Competition. Em sua opinião, a criação do garoto demonstrou como a engenharia pode mudar o mundo.

Para Nate Ball, do Design Squad, a idéia de Max consegue ajudar as pessoas de duas formas: ela fornece abrigo para aqueles que realmente precisam e apresenta uma opção criativa para proteger o meio ambiente. Palmas para Max.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade