prot�ipo honda

O novo jatinho da Honda consome 20% menos combustíveis do que os outros da categoria / Foto: Divulgação

A famosa marca de carros Honda está ficando conhecida também no mercado da aviação. O último lançamento foi o HondaJet, um jatinho que utiliza 20% menos combustível do que os outros da categoria. O protótipo é mais rápido do que os aviões similares e pode levar de cinco a seis passageiros.

A eficiência da aeronave e o baixo consumo de combustível se dão por conta do designer inovador, que deixa a aeronave mais leve, permite as emissões reduzidas e menor resistência.

motor honda

O motor do HondaJet fica acima da asa / Foto: Divulgação

A novidade no design é que o motor fica acima da asa, diferente dos aviões comuns de fuselagem, que o possui na parte de trás. Segundo o site, os engenheiros da Honda fizeram testes e experimentações e descobriram que posicionado o motor acima da asa, o jatinho apresenta menor resistência, portanto, é mais rápido.

De acordo com os engenheiros, isso nega a “sabedoria popular que há muito tempo considerou que a montagem dos motores a jato sobre a asa da aeronave cria interferência aerodinâmica desfavorável”.

interior honda

O avião pode transportar de cinco a seis passageiros / Foto: Divulgação

Outra vantagem do novo posicionamento do motor é que o transporte ficar 20 db (medida de intensidade do som) menos barulhento, o que diminui a poluição sonora.

Os engenheiros também melhoraram o fluxo laminar natural (NLF), o que diminui a ainda mais a resistência da asa e simplifica os processos de fabricação. O formato diferente possibilita o redirecionamento do fluxo de ar de maneira mais otimizada em relação aos outros e deixa a fuselagem mais leve.

voo honda

O primeiro voo foi no dia 20 de dezembro de 2010 / Foto: Divulgação

O motor HF120 Turbofan apresenta um consumo eficiente por conta da alta compressão de ar e software de alta tecnologia de dinâmica dos fluídos. Ele melhora o fluxo de ar dentro do motor compacto, maximizando o desempenho da máquina.

O jatinho leve, de baixo consumo e emissões reduzidas voou pela primeira vez em dezembro de 2010 e as vendas estão previstas para 2012.

Leia o documento técnico da Honda. [EcoD]

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade