20150121155010506416u

O Inmetro realiza testes periodicamente para analisar a eficiência energética dos veículos, medindo consumo de gasolina e etanol, na cidade e na estrada, e então os classifica em indicadores de A até E, tanto comparando dentro da categoria (compacto, sub-compacto, grande, etc.) quanto comparando com todos os demais. Vejamos o resultado publicado neste mês.

Não é surpresa que os primeiros colocados sejam híbridos como Ford Fusion, Toyota Prius e Lexus CT200h – carros que amamos, mas não podemos comprar. Híbridos e elétricos são um passo enorme para a redução dos poluentes emitidos por automóveis, mas ainda estão disponíveis apenas em veículos mais caros, como já falamos por aqui.

Depois vem os sub-compactos, também sem surpresas, quanto menos massa para ser deslocada, menos consumo. Renault Clio lidera o grupo seguido de VW Up!, Ford Ka (uma excessão já que é considerado apenas “compacto”), Smart ForTwo (uma pequena decepção, já que é provavelmente o menores de todos, mas não ganha no consumo).

Começam então a aparecer os carros um pouco maiores: Ford Ka+ (o sedãn do novo Ford Ka, também uma surpresa já que é considerado um carro médio e ainda assim fica à frente de carros compactos), Fiat Novo Uno (sub-compacto com desempenho pouco elogiável), VW Fox, Nissan New Versa (um carro médio também bem posicionado), New March (curiosamente, um compacto perdendo do médio da mesma fabricante), Fiat Palio (outro Fiat nada elogiável, um compacto perdendo de carros maiores), e a lista segue incluindo carros médios até sugrir outra decepção, Kia Picanto, um sub-compacto perdendo de carros tão maiores.

Na outra ponta, os mais beberrões não surpreendem: Liderado pelo Lamborghini Aventador com apenas 3,3Km/L de gasolina na cidade, seguido pelo também super esportivo Ferrari F12Berlinetta, por um trambolho que atende por Rolls Royce Ghost e outros grandalhões como Land Rovers e Maseratis.

Quer analisar o consumo dos carros antes de comprar, ou ver como o seu está rankeado? Veja nessa página prática criada pela Petrobras (porque a divulgada pelo Inmetro não facilita a pesquisa e ordenação)

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
    eco4planet para você para empresas
 
Quem somos
Na mídia
FAQ
Contato
Home page
Busca padrão
Como divulgar
Anuncie (mediakit)
Embedded
 
 
©2008-2017 eco4planet | Privacidade
©2008-2017 eco4planet | Privacidade