Cientistas irlandeses estão desenvolvendo uma tecnologia capaz de descontaminar água de má qualidade com a ajuda de energia solar. A iniciativa é uma forma reduzir a mortalidade infantil e as doenças infecciosas.

null

Aproximadamente 2 milhões de pessoas morrem por ano devido a água contaminada

Com a descoberta, os pesquisadores pretendem diminuir os impactos das mudanças climáticas sobre a saúde humana. Sob a orientação de Patrick Dunlop, professor da Escola de Engenharia da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, os estudos buscam desenvolver fotocatalisadores nanoestruturados que, uma vez aplicados em um equipamento de custo médio de 40 libras esterlinas (R$ 140), aproveitarão a energia solar para purificar a água em regiões de vulnerabilidade social.

Experimentos já realizados mostraram que as crianças com menos de seis anos que consumiram água submetida à desinfecção solar apresentaram uma probabilidade sete vezes menor de contrair cólera, no comparativo com as chances atuais de serem assoladas pela doença.

Atualmente, o projeto é realizado em diversos países da África, Sudeste Asiático e América Central, além de Peru, Equador, Bolívia e Brasil, onde foi implantado em Prainha do Canto Verde, na região de Fortaleza (CE). Segundo o estudo, o sistema será capaz de realizar a desinfecção de 2,5 mil litros de água por dia.

Fonte: EcoDesenvolvimento

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade