Tamanho importa? Não se você estiver medindo a poluição per capita na atmosfera de grandes cidades. 

Isso é o que aponta um estudo divulgado na revista “Environment and Urbanization” nessa terça-feira. Segundo ele, grandes cidades como Paris e Nova York tem concentração per capita de poluentes menor do que cidades como Denver e Roterdã.

Foram examinados 33 países para procurar as metrópoles mais poluidoras. Mas aí as grandes cidades mostraram um trunfo: Transporte público.

Denver, por exemplo, tem 21,5 toneladas de carbono per capita lançado em sua atmosfera, já Nova York (que é bem maior que a primeira cidade) tem só metade disso.

Em alguns casos, como o de Roterdã, seu índice de emissão per capita (29,8 toneladas) é bem maior que a média do país (12,67). O estudo afirma que isso é reflexo do “forte impacto do porto da cidade, que atrai indústrias, assim como no abastecimento de navios”. E avisa que “esse índice é similar para as cidades com aeroportos muito movimentados e enfatiza a necessidade de ver as emissões das cidades de forma cautelosa”.

Além de tudo isso, o estudo diz que cidade que são mais frias, tem mais emissões, enquanto os países pobres tem menos.

Sobre o nosso continente, o estudo diz que “A maior parte das cidades na África, Ásia e América Latina tem emissões inferiores por pessoa. O desafio para elas é manter essas emissões baixas, apesar do crescimento de suas economias”.

 

Imagem via Flickr

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade