ave

Com apenas 12 gramas, a pequena mariquita-de-perna-clara está migrando da America do Norte para a América do Sul voando sem parar por dois a três dias sobre o Oceano Atlântico.

O feito impressionante foi confirmado por uma equipe internacional de biólogos que publicaram o resultado do estudo na revista britânica “Biology Letters”. Segundo um dos autores do estudo, Bill DeLuca, no comunicado divulgado pela Universidade de Massachusetts em Amherst.

Esta é uma das mais longas viagens diretas sobre a água registradas para um pássaro

Natural das florestas boreais do Canadá e Estados Unidos, onde passa a primavera e o outono, o passarinho voa para a costa norte da América do Sul ou para as Grandes Antilhas, para hibernar.

Para confirmar a façanha, cientistas instalaram geolocalizadores em 40 aves da espécie entre maio e agosto de 2013, metade partindo de Vermont e metade da Nova Escócia (Canadá). Mas calma, para um pássaro de 12 gramas, colocar qualquer peso parece assustador, mas o equipamento tem incrível 0,5 grama, então não causou problemas.

Com os dados de cinco das aves ao retornarem para a América do norte foi confirmado que o minúsculo animal percorre entre 2270 e 2770Km entre 2,5 e 3 dias, voando sem parar. Novamente nas palavras de DeLuca:

Foi surpreendente acompanhar essas aves porque o próprio percurso migratório é quase impossível

Para suportar a viagem a mariquita-de-perna-clara chega a dobrar de peso se abastecendo para voar por tanto tempo, como explicou o pesquisador Ryan Norris, da Universidade de Guelph (Canadá), que complementa: “Não há dúvida de que a mariquita-de-perna-clara realiza uma das migrações mais ousadas da Terra”.

via G1, valeu @thiagones80
facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade