Sem culpa: cuidados para não fazer do seu perfume um vilão
Cuidados na hora da escolha, com os componentes e com a empresa fabricante do perfumes são atitudes básicas para uma compra consciente e resnponsável / Foto: ignescent_infidel

Químicas oriundas do petróleo, extração desenfreada de plantas com componentes fixadores e uso de animais em testes de laboratório fazem dos perfumes perigosos produtos disfarçados de acessíveis artigos de beleza.

Disponíveis em prateleiras de todo o mundo, em fragrâncias luxuosas ou em cópias piratas de conhecidos perfumes, este artigo conhecido no dia a dia pode trazer problemas a saúde do comprador, mutações e morte de animais além de contribuir para a não preservação do meio ambiente se consumidos de maneira irresponsável e displicente.

Compra responsável

Cuidados na hora da compra são primordiais para a manutenção de um hábito sadio que é o de se perfumar. Atenção para os componentes do produto, dê preferência às empresas que fabricam perfumes de maneira responsável e tenham projetos sociais e ambientais, verifique se há selos verdes que certifiquem se o produto é livre de componentes abrasivos a natureza e principalmente os fixadores.

Fixadores de origem animal são os menos eco-friendly. Há casos abusivos do uso destes tipos de fixadores, como o Âmbar-gris. A substância gordurosa e viscosa é retirada de cachalotes e fica armazenada no intestino dos animais, o uso desta substância incentiva a pesca predatória.

Entre os fixadores de origem vegetal, destaca-se o óleo extraído de uma planta da região amazônica. Amplamente usada pela grande indústria de perfumaria o Pau-rosa, de onde a substância é retirada, tem alto riscos de extinção pela intensa procura (o preço atual no mercado internacional é de US$ 28 o litro), por isso, desde o ano 2000 o Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) só permite a extração se houver a reposição da espécie.

Em seu próprio jardim, flores podem resultar em uma deliciosa água perfumada para uso diário
Em seu próprio jardim, flores podem ser matéria-prima para uma água de cheiro feita em casa / Foto: Guaicira

Dia a dia mais refrescante e sem culpa

Os cuidados com a escolha do perfume são imprescindíveis para o consumo responsável e amigo do meio ambiente e uma boa dica é fazer água perfumada em casa. Usando plantas do jardim, em 8 passos você terá uma deliciosa água de cheiro eco-eficiente e super original.

1. Escolhas flores, uma a uma, que tenham cheiros ao seu gosto e sejam livres de pesticidas. Colha cerca de meia xícara de pétalas.

2. Lave as pétalas retirando sujeiras e possíveis contaminações.

3. Coloque 2 xícaras de água destilada em uma panela de alumínio. Você pode fazer a água destilada coletando com um pote com tampa o vapor da água fervida e utilizando a água que se condensará depois.

4. Coloque as pétalas na panela. Deixe que aqueça levemente e não deixe cozinhar as pétalas.

5. Deixe ferver o conteúdo por cerca duas horas. Verifique periodicamente para se certificar de que não há muita ebulição para não ficar sem água.

6. Desligue o fogo e deixe esfriar.

7. Escorra o conteúdo usando uma gaze, retire as pétalas e reserve apenas o líquido.

8. Coloque a água de cheiro em uma garrafa ou outro dispositivo de armazenamento e estará pronta para uso. No dia a dia, é a opção de um cheiro refrescante e natural.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade