Na Alemanha, as pequenas e médias empresas estão criando um ranking de sustentabilidade para garantir o futuro dos negócios.

A crise econômica faz com que a confiança seja uma moeda forte. E somente ganha confiança quem não esconde nada. Várias empresas perceberam isso e tentaram relatar publicamente, de forma transparente e acessível, suas escolhas sobre sustentabilidade de produtos e fabricação, compra de matérias-primas e condições de trabalho de seus funcionários. O chamado “ranking de sustentabilidade” será publicado no final deste ano e tem como missão mostrar quais empresas alemãs tiveram mais êxito em relatar suas práticas sustentáveis.

O ranking será realizado pelo Instituto para Pesquisa Econômica Ecológica (IÖW, na sigla em alemão) e pela Future e.V., e analisará, pela primeira vez, além de relatórios de sustentabilidade de 150 grandes empresas alemães, também os relatórios de pequenas e médias empresas. Ele deverá fortalecer a concorrência pública para a sustentabilidade empresarial.

A iniciativa está sendo patrocinada pelo Ministério do Trabalho alemão e tem entre seus maiores incentivadores o ministro Olaf Scholz e Volker Hauff, membro do Conselho Alemão para Desenvolvimento Sustentável. “É em momentos de crise como o que vivemos que as empresas que antecipadamente apostaram numa estratégia sustentável se dão bem”, explica Hauff. O ministro Scholz acrescenta: “O ranking deve ser um reconhecimento e um incentivo ao mesmo tempo”.

Scholz afirma que o primeiro passo para que se criasse o ranking foi estabelecer um diálogo saudável com as empresas. A publicação dos primeiros resultados das pequenas e médias companhias do país está prevista para setembro. Já os dados das grandes empresas estarão à disposição do público em novembro.

Fontes: Fator Ambiental, Future e.V. e Pesquisa Econômica Ecológica. Retirado de Planeta Inteligente.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade