degelo_fenda
Derretimento de gelo na Patagonia, Chile/Foto: World Resources

A região ocidental da Antártica é responsável pelo aumento em 10% do nível do mar. A informção é de um estudo realizado pelo Serviço Antártico Britânico (BAS) em parceria com o Observatório da Terra Lamount-Doherty e o Centro Oceanógrafo Nacional (LDEO).

O documento foi publicado na edição de junho da revista Nature Geoscience. Segundo os analistas, a geleira da ilha de Pinos é a fonte principal de água de degelo.

Para chegar a esse resultado foi preciso que os especialistas utilizassem um veículo sub-marino não tripulado para alcançar a base do gelo flutuante e fazer medições.

O estudo revelou que a geleira foi desligada de sua base de dimensão de 300 a 400 metros, o que tornou mais fácil o transporte de gelo em maior velocidade. Além disso, com a fenda aberta, foi possível que águas quentes oceânicas emergissem para a crista submarina e se alojassem sob a camada de gelo.

Tais águas quentes estão provocando uma aceleração no derretimento da geleira. Mas, de acordo com a reportagem da revista, a cientista Adrian Jenkins coloca em dúvida a procedência do derretimento. Não se sabe se esse é um processo de longo prazo consequência do desligamento da base da geleira, ou se, mais uma vez, a culpa é da mudança climática mundial.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade