A falta de água potável deverá ser um problema comum em 2030
A falta de água potável deverá ser um problema constante para o mundo em 2030/Foto: de punto

Uma “tempestade perfeita”. Foi desta forma que John Beddington, principal conselheiro científico do governo britânico descreveu de que forma o aumento da população mundial e das demandas por água, energia e alimentos poderão provocar uma “catástrofe” em 2030. A analogia usada pelo pesquisador refere-se a uma combinação de fatores que, a princípio, fariam com que uma tempestade aparentemente inofensiva viesse a ter incalculáveis proporções.

De acordo com Beddington, a demanda por alimentos e energia deverá aumentar em 50%, enquanto a necessidade de água potável terá um aumento estimado em 30%. O motivo? O crescimento populacional do planeta – previsto para alcançar a marca de 8,3 bilhões de pessoas até 2030. Na quinta-feira, 26 de março, o cientista alertou que as mudanças climáticas deverão piorar ainda mais a situação, durante a conferência Desenvolvimento Sustentável RU 09, em Londres, Inglaterra.

“Não vai haver um colapso total, mas as coisas vão começar a ficar realmente preocupantes se não combatermos esses problemas. Minha principal preocupação é com o que vai ocorrer internacionalmente, vai haver falta de alimentos e de água”, antecipou o analista, que está a frente de um subgrupo de um novo departamento do governo criado para combater a segurança alimentar.
Segundo o cientista, algumas ações precisam ser feitas imediatamente pela sociedade mundial, a fim de evitar esta verdadeira “crônica de uma tragédia anunciada”:

• Melhorar globalmente a produtividade agrícola;
• Obter mais plantas resistentes a pragas e doenças;
• Melhorias na estocagem de água;
• Fontes de energia mais limpas.

*Com informações da BBC Brasil, retirado de EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade