Usina hidrelétrica de Itaipu, referência do setor no Brasil
Hidrelétrica de Itaipu, referência nacional do setor energético hídrico/Foto: Felipe Roos

Até o final de agosto, os níveis de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas do país deverão ser os melhores dos últimos dez anos, em todas as regiões. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), pelo cenário atual não há necessidade de geração térmica complementar.

Os dados foram apresentados na segunda-feira, 17 de agosto, durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Segundo o ONS, ao final do mês de agosto, os níveis dos reservatórios deverão chegar a 72,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, 88,7% no Sul, 75,9% no Nordeste e 66,1% no Norte.

A região Sul registrou precipitações excepcionais, ao elevar a energia média nas primeiras semanas de agosto para 19.304 megawatts médios, valor muito superior ao do período da estiagem de maio, que foi de 2.200 megawatts médios.

Durante a reunião o Ministério de Minas e Energia apresentou um balanço das obras de expansão da geração e transmissão no país. Na geração, até julho deste ano, foram incorporados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) aproximadamente 1.186 megawatts de capacidade. Na transmissão, no mesmo período, foram instalados 1.401 km de linhas de transmissão.

As usinas hidrelétricas utilizam a água como principal fonte de energia, a fim de produzir eletricidade, portanto, uma matriz energética renovável. Contudo, as instalações desses empreendimentos costumam causar consideráveis impactos socioambientais nas regiões onde estão ou serão situadas, o que provoca a aversão de grupos ambientalistas. Atualmente, já existem tecnologias e técnicas capazes de mitigar esses efeitos negativos causados por essas construções, sendo que algumas companhias já as adotam.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade