Um estudo divulgado na última semana pelo Conselho de Cooperação Internacional pelo Ambiente e Desenvolvimento da China (CCIED) informou que o país asiático poderá criar mais de 9 milhões de empregos nos próximos cinco anos caso invista na indústria verde.

De acordo com o documento, apesar de possuir níveis perigosos de poluição, a China possui um grande potencial para uma “revolução verde”, especialmente por causa dos investimentos que têm sido feitos no setor industrial.

Liderado por Li Keqiang (apontado por muitos como o próximo primeiro-ministro chinês), e com participações de especialistas chineses e estrangeiros, além de representantes da ONU e de outras organizações mundiais, o CCICED aconselhou o governo chinês a investir 5.8 trilhões de ienes (cerca de 1.650 trilhões de reais) em medidas para poupar energia, proteger o ambiente e substituir as indústrias poluentes por indústrias de alta tecnologia.

“O setor industrial é ainda o principal consumidor de energia e o maior causador de poluição, por isso tornar o setor ‘verde’ é a chave para a transformação da China” disse ao China Daily, Li Ganjie, secretário geral do conselho.

Estima-se que este processo possa fazer disparar o PIB nacional para oito trilhões de ienes e, ainda, significar uma poupança de energia de 1.4 trilhões de ienes. De acordo com os especialistas, os ganhos não só cobrem, como excedem, os custos de eliminação dos setores mais “sujos’ da economia.

Ainda de acordo com o relatório, que levou três anos para ficar pronto, a obsessão pelo crescimento econômico a todo o custo, principalmente ao nível dos governos locais, resultou numa fraca implementação dos objetivos ambientais, o que é um “obstáculo enorme a um crescimento mais ‘verde’ na China”, diz o documento.

Na sua última declaração, o Ministro do Ambiente chinês afirmou que a China tem como objetivo preencher os padrões internacionais de monitorização do ambiente, principalmente da questão do ar. Ele deixou, no entanto, o aviso de que há ainda um grande caminho a percorrer, “será um processo gradual que não será atingido todo de uma vez”, concluiu.

 

Via EcoD

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade