Enquanto algumas usinas sofrem grande pressão pública, outras são aceitas com mais facilidade. É o caso da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia, que acaba de receber licença de operação concedida pelo Ibama.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis publicou em seu site que hoje se inicia a programação, quatro meses antes do previsto no cronograma do Programa Básico Ambiental.

O Consórcio Santo Antônio Energia, responsável pela usina, já pode iniciar o processo de geração de energia elétrica que deve render 3.150 MW. Mas a primeira etapa é o enchimento do reservatório.

Por recomendação do Ibama o enchimento deve ser feito em três etapas para assegurar a qualidade da água e sobrevivência dos peixes. Isso deve demorar até novembro, quando as turbinas poderão ser acionadas.

Essa técnica também visa a retirada dos animais que vivem nos 546 Km² que serão inundados. As espécies capturadas serão reposicionadas nas áreas florestais próximas, conforme explica o Ibama, e aqueles que precisarem de atendimento veterinário seguirão para o Centro de Triagem da Universidade de Rondônia.

 

Via Info | Imagem: Flickr/greengrants

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade