Aneel prevê trocar relógios analógicos por digitais

Com o objetivo de controlar de maneira mais eficiente o consumo de energia e evitar perdas no sistema, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai obrigar as distribuidoras de todo o país a substituírem os relógios de medição analógicos por aparelhos eletrônicos, os chamados medidores inteligentes.

Segundo a Agência, com a troca dos medidores, será possível adotar até quatro tarifas diferenciadas ao longo do dia (a exemplo do que já acontece na telefonia), controlar gastos, realizar monitoramento a distância e, se necessário, até desligamentos por inadimplência. Ou seja, não será mais preciso enviar um técnico para fazer a checagem do consumo no local, nem para suspender ou religar o fornecimento.

A medida está em consulta pública até 17 de dezembro e as mudanças só devem começar a valer a partir de 2012. Se aprovada, as empresas distribuidoras terão 18 meses para adotar o novo padrão e realizar as substituições dos aparelhos nas residências e estabelecimentos comerciais e industriais atendidas em baixa tensão.

Outra proposta prevista é que o aparelho permita ao consumidor visualizar o montante de energia consumida e as informações sobre continuidade do fornecimento. “O consumidor de energia elétrica terá mais participação e poder de fiscalização do serviço recebido a partir da instalação de medidores eletrônicos inteligentes”, afirmou a Agência em comunicado.

Segundo a Aneel, também está em estudo a criação de um plano para substituição de 63 milhões de medidores no longo prazo, que será o primeiro passo rumo a instalação de redes inteligentes (smart grids). [Info]

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade