lcd.jpg

Novo filtro pode diminuir o gasto de energia/Foto: LGEPR

Se adaptando ainda ao mercado brasileiro, as telas de LCD usam menos energia do que as convencionais, no entanto, ainda estão longe de ser completamente eficientes. Mas isso pode estar prestes a mudar graças a uma nova tecnologia capaz de aumentar a eficiência dos televisores em 400%, além de permitir que cerca de 36% da luz não seja desperdiçada.

O projeto é uma espécie de filtro composto de três camadas, uma de material isolante e outras duas camadas de alumínio. Há também uma pilha menor do que 200 nanômetros de espessura e gravada com cortes, como se fosse uma grade.

lcd2.jpg

O filtro funciona em camadas

A distância entre as fendas e a sua largura determina a cor que o televisor pode produzir quando iluminado por uma luz branca. Tecnicamente, isso é possível devido a simetria entre os cortes e o comprimento de onda da luz.

O novo filtro é muito mais simples de se fazer, o que significa que novos modelos de LCD poderiam ser mais eficientes em termos energéticos e mais baratos. Em momentos de pico, por exemplo, esse filtro faria grande diferença, já que com mais televisores ligados, maior o gasto de energia.

No momento, os pesquisadores estão trabalhando para levar a tecnologia ao mercado.

*Via EcoD.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade