Projeto alemão vence concurso de casa solar
Projeto vencedor da Solar Decathlon, feito por alunos alemães

SÃO PAULO – Concurso realizado pelo governo dos Estados Unidos premia equipe da Alemanha como melhor projeto de casa solar.

Solar Decathlon é um desafio promovido pelo Departamento de Energia que conta com a participação de 20 universidades ao redor do mundo. O objetivo é projetar, construir e operar a casa mais atraente e mais eficiente em termos de aproveitamento de energia – utilizando apenas o Sol como fonte.

A quarta edição do evento (que começou em 2002 e ocorre bienalmente desde 2005) terminou hoje na capital Washington. Com duração de uma semana, o julgamento dos projetos avaliou dez critérios para eleger a equipe da Universidade Técnica de Darmstadt como a melhor.

São eles: arquitetura; viabilidade de mercado (as equipes escolhem o público alvo de suas casas e devem manter os custos dentro dos limites daquele grupo de pessoas), engenharia; design da luminosidade (os melhores sistemas de iluminação); comunicação (apresentação oral do trabalho); zona de conforto (inclui o aconchego da casa, bem como a constância da temperatura); água quente; eletrodomésticos (devem ser mantidos em condições de funcionamento iguais a uma casa normal); entretenimento doméstico (se a casa oferece mais do que apenas o básico); medidor de consumo (a casa não deve consumir mais energia do que produz).

Para atender a todos esses requisitos, as equipes passam dois anos construindo cerca de 74 m2 com a maioria dos materiais facilmente encontrada por qualquer pessoa. Para isso, elas recebem uma verba de 100 mil dólares iniciais, mas podem arrecadar mais dinheiros por contra própria se desejarem.

A lista completa de matérias usados pelos estudantes vencedores, bem como pelas outras equipes, está disponível no site do projeto.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade