Localizada na Patagônia Argentina, a cidade de Ushuaia é conhecida por ser a mais austral do mundo, ou seja, a última cidade antes da Antártica! Os atrativos são divididos pelo período do ano, com passeios de “verão” e de inverno.

Estivemos lá no início de Abril, outono, período em que as temperaturas estão em cerca de 7°C, atingindo marcas negativas em alguns dias e horários. Então vejamos o que a Terra do Fogo tem para oferecer aos amantes da Natureza!

 

Lagos offroad 4×4

Além do mar, a região tem lagos lindos e para chegar até eles a melhor opção é um passeio de 4×4. Contamos com a parceria da Tierra del Fuego Aventura que nos agradou muito por escolher veículos novos, evitando qualquer derramamento de óleo e a menor emissão possível de poluentes.

Debaixo de chuva, a aventura se tornou ainda maior, afinal, a terra virou barro e é pra isso que se usa um 4×4 certo?

O guia e motorista aproveita todo o trajeto, que passa pelo Lago Escondido e o enorme Lago Fagnano (abaixo), para explicar a paisagem, a Natureza local, a fauna, e é exatamente assim, conhecendo, que se ensina a proteger.

Os castores, animais introduzidos artificialmente na região, são uma praga local já que se reproduzem tranquilamente na ausência de predadores, e vão derrubando árvores, cortando troncos e fazendo diques artificiais que afetam o fluxo de água… mas são tão bonitinhos!

Só não é justo culpá-los por tudo que se vê nas fotos que é na verdade muito mais provocado pela queda natural das árvores – elas caem porque a terra na região é uma camada de poucos centímetros e por isso as raízes são superficiais, assim os fortes ventos jogam tudo no chão. E outra curiosidade, por conta da temperatura baixa quase não há bactérias que decomponham a madeira, por isso elas ficam lá por séculos.

No final uma refeição típica argentina nos espera no “refúgio”, uma casinha de madeira muito aconchegante na qual bebemos, comemos e demos boas risadas na companhia dos parceiros de veículo, um casal de Malta em lua de mel, e outro de senhores portenhos.

Mais fotos e detalhes no post do Facebook.

 

A Pingüinera

Pinguins são os animais mais simpáticos do mundo, pode falar. E ok, você talvez já tenha visto um ou outro em zoológico, mas poxa, cativeiro não é legal, bom mesmo é ver dezenas, centenas, talvez milhares deles, soltos em seu habitat natural!

É isso o que oferece o passeio da Pinguinera. São duas opções, ir de catamaran até a Ilha dos Pinguins, passando por outro pontos bacanas no caminho que falaremos depois, ou ir por terra. No dia em que estivemos lá apenas a opção por terra estava disponível, então após o translado de ônibus até a Estância Harberton pudemos atravessar em um pequeno barco até a ilha e encontrar as fofas (e barulhentas!) aves  🙂

Demos uma sorte enorme, era o último dia deste ano para a visita, pois duas das três espécies que estão por lá migram para o norte com a chegada dos frios mais extremos – e a terceira espécie que fica é a menos numerosa. Isso aliás explica porque não havia uma quantidade gigantesca de pinguins como se pode ver mais no começo do ano, mas foi fantástico – dá uma olhada nesse bichinho desconfiado enquanto protege seu ninho:

A visitação só foi permitida após anos de estudos de diversos biólogos que definiram o limite máximo de pessoas que podem visitar diariamente, e demarcaram um trajeto para a visita – é por isso inclusive que apenas uma agência leva as pessoas (mas todas as outras vendem para atrair os clientes para seus outros passeios). Além disso há uma recomendação de distância mínima para se ficar dos animais (exceto quando você der sorte e eles vierem na sua direção, aí é só aproveitar para tirar fotos sem fazer movimentos bruscos). Ah, voltando para a estância ainda há um museu da vida marinha, já incluso no ingresso, então vale conhecer.

Mais fotos e detalhes no post do Facebook.

 

A prisão

Ushuaia foi inicialmente criada para abrigar uma prisão e é fácil de entender o motivo: em um lugar tão afastado, de que adiantaria tentar fugir e não ter como chegar a lugar algum sem ser andando por horas na única estrada que segue Argentina acima? Há décadas a prisão está desativada e o aeroporto que, apesar de pequeno, é bem estruturado e recebe aviões grandes como o Boeing 737-800 que nos levou.

A antiga prisão hoje abriga um museu, com uma ala histórica (acima), representando as coisas como eram na época, com bonecos, textos e fotos, outra mantida sem reforma desde aquela época (abaixo), um tanto sombria e por isso mesmo bem interessante, a terceira tem uma galeria de arte e a quarta uma lojinha de souvenirs.

 

A navegação

É dividida em dois tipos: um que chega até a Ilha dos Pinguins e outro não. O que chega à Ilha também pode incluir andar entre os bichinhos ou apenas ancorar próximo e observar, então cuidado para fazer as escolhas certas. Como disse antes, a opção que incluiria navegação + andar com os pinguins estava indisponível, por isso fizemos pinguins por terra em um dia, e navegação sem chegar até tal ilha em outro.

No caminho pequenas ilhas no Canal de Beagle abrigam lobos-marinhos, grandes e desengonçados, e incontáveis cormorones, os pássaros que se parecem com pinguins, mas voam!

O catamaran é grande e confortável, comporta mais de 100 pessoas, e faz uma parada para que possamos caminhar numa das ilhas por um trajeto demarcado justamente para provocar o menor impacto ambiental possível.

De volta à embarcação, partimos rumo a outro cartão postal da cidade, o farol. A vista é realmente linda, e o vento incrivelmente gelado, mas é só voltar para dentro do barco caso prefira.

Mais fotos e detalhes no post do Facebook.

 

Parque Nacional

Para fechar a viagem, o último dia foi reservado para o Parque Nacional Tierra del Fuego. Nele é possível passear de trem no mesmo trilho que levava os antigos detentos ao parque onde cortavam lenha e pedras para construção do presídio…

… visitar o correio mais austral do mundo (por aqui tudo é o mais austral do mundo, você deve imaginar!)…

… chegar ao fim da Ruta Nacional 3, que é considerada a parte final da Panamericana, uma estrada que vai do Alaska até a Patagônia, e se der a mesma sorte que tivemos, cruzar com uma despreocupada raposa.

Mais fotos e detalhes no post do Facebook.

 

Ushuaia é uma cidade realmente encantadora. Diferente de outras regiões de neve no inverno que costumam ser bem quentes no verão, esta cidade tem clima oceânico e por isso a temperatura varia menos, ficando em média próximo dos 10 graus no verão e próximo do zero no inverno (em média! claro que pode ter picos de 20 graus e -20ºC de sensação térmica graças aos fortes ventos), tem uma estrutura bem bacana de alimentação, bons hotéis (prefira os próximos do canal pois as ruas para cima são de subida ingrime), atrativos de inverno como ski e snowmobile, uma natureza extremamente preservada, belas montanhas e geleiras, e um céu de azul indescritível.

 

 

O Lagos offroad 4×4 foi oferecido pela agência Tierra del Fuego Aventura, especializada em turismo para quem quer emoção em contato com a Natureza. Além do 4×4, oferecem diversos passeios de inverno como trakking, esqui de fundo, snowmobile e até uma experiência noturna, tudo sempre focando no contato com a natureza, no aprendizado da história da região e suas características de fauna e flora. E fique tranquilo, apesar de AVENTURA ser o foco, qualquer um pode participar, a dificuldade é adaptada às condições do turista e a diversão é garantida.

 

Os passeios da Pinguinera, Navegação e Parque Nacional tiveram o apoio da agência Brasileiros em Ushuaia, que fala nosso idioma e tem escritórios nos dois países, facilitando muito para os turistas que desejam conhecer a cidade.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade