O vulcão Puyuhue, no Chile, está soltando cinzas que ultrapassam as fronteiras do país e, 40 km depois, chegam na cidade argentina de Villa La Angostura. E lá, ah… lá cinzas viram outras coisas.

Quem fala sobre isso é o secretário de Obras Públicas e Serviços Públicos da cidade, Gabriel Fachado, em entrevista para a BBC Brasil.

A cidade é um ponto turístico na parte mais gelada da Argentina. Por isso o secretário acredita que o feito dará um charme a mais para a cidade.

“Temos material de sobra para fazer tijolos, tubulações, poços de água e asfalto. Acrescentamos às cinzas um pouco de cimento e o resultado é um bloco perfeito para a construção”, falou Fachado, que também é arquiteto.

Serão construídas casas populares, num primeiro momento, mas a construção de casas maiores e hotéis não está descartada. Fachado ainda lembrou que a cidade é construída sobre solo vulcânico, mas esse material não tinha sido tão abundante a ponto de poder ser usado na construção civil.

A prefeitura diz que as cinzas espalhadas pela cidade são suficientes para encher um milhão de caminhões (!), sendo cinco milhões de metros cúbicos por toda a cidade.

Essa é uma boa forma de utilizar as cinzas que causam muito transtorno aos moradores que, desde quando elas começaram a cair, estão sem energia e, consecutivamente, sem água por conta do peso das cinzas nos cabos de alta tensão.

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade