Common, da Holanda: os carros feitos por dicas do usuário começam a se materializar

Common, da Holanda: os carros feitos por dicas dos usuários começam a se materializar

Os segredos automobilísticos, num futuro próximo, serão abertos em Creative Commons. Quem ditará as tecnologias presentes nos carros deve ser você, navegante e consumidor. É uma hipótese, sim. Mas está próxima de ser materializada.

No Brasil, a Fiat lançará o carro-conceito Mio no Salão do Automóvel em outubro do ano que vem. Não é o primeiro automóvel com a filosofia colaborativo do mundo – o open source EDAG Light, apresentado no Salão de Genebra, pode ser considerado o pioneiro, ou quem sabe, o mais inovador na modalidade.

O lançamento brasileiro, entretanto, é o primeiro a ter data marcada para mostrar corpo e peças ao público. E são eles, os próprios espectadores, que ajudarão os engenheiros da Fiat a construir o veículo, informando pela internet como desejam seus bancos, motores e carroceria, entre tantas outras peças.

“Ainda não está definido como será a plataforma, estamos mapeando o cenário. Mas até o fim do mês, terá como os consumidores debaterem sobre infotainment, propulsão e materiais, com a supervisão de moderadores. A função é estimular as pessoas participantes e dar uma direção para o que se imagina no mundo do automóvel”, diz o diretor geral de marketing da Fiat, João Batista Ciaco.

Segunco Ciaco, a intenção é criar uma ferramenta com que os internautas possam compartilhar vídeos, gravações de voz, imagens e documentos com a comunidade.

O espírito comunitário dentro de um protótipo conceitual é uma iniciativa inédita no país. E como todo brasileiro é tão técnico de futebol quanto mecânico, a aposta particular deste blog é que não faltarão palpites.

Já na Holanda, o esquema de montagem de um carro chamado C,mm,n (ou Common) acontece de modo parecido, porém, sai pré-definido de fábrica. Será um veículo elétrico com um design feito colaborativamente.

No site da empresa, os desenvolvedores pedem além de doações financeiras, o apoio de engenheiros, designers e até tradutores para erguerem um veículo ímpar.

Por lá, usuários já conseguem se comunicar entre si, depois que se registram na rede.

Será que veremos mais montadoras aderirem tais iniciativas independentes? E será que os carros-conceito trarão benefícios ao mercado? É de se esperar.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade