Mata ciliar, muito importante para a

Mata ciliar, muito importante para a proteção das encostas.

A mata ciliar é a vegetação que nasce nas margens dos rios e protege os cursos d’água como se fossem os cílios dos olhos, daí vem seu nome. É também conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.

Pelo Código Florestal Brasileiro esta mata é considerada uma área de preservação permanente (APP) com tamanho definido em função da largura do rio. Em tal região é proibido qualquer tipo de corte e construção.

Sua principal função é estabilizar as margens com as raízes, evitando o desbarrancamento e com isso, proteger contra o assoreamento, que é o depósito de sedimentos no fundo do rio. Estes sedimentos são levados ao rio por meio dos ventos, água, ação humana e outros processos erosivos. Para quem acha que isso é um fenômeno dos dias atuais, o assoreamento ocorre naturalmente, mas atualmente é perigosamente potencializado pelo homem.

Quando um curso d’água é assoreado, ele fica mais raso. Com a chegada de uma chuva forte, ele enche mais do que o normal, pois sua caixa está com excesso de depósitos no fundo, surgindo as enchentes. Isto se torna um ciclo, pois a cada chuva, mais sedimentos são levados ao rio, mais raso ele fica e novas enchentes acontecem.

Este processo pode ser evitado com a proteção e recuperação das matas ciliares.

.

Este é o primeiro post de Clarissa de Moraes Souza, uma das novas colaboradoras do blog eco4planet. Pergunte a ela sua história e ela dirá: “(…) nasci em 1990 em São José dos Campos. Aos 12 anos, mudei para Sapucaí Mirim, onde tive uma infância-adolescência bem divertida. Aos 17 anos, resolvi fazer algum curso relacionado ao meio ambiente… Engenharia Florestal. Após a desconcertante reprovação no vestibular (não passei por 0,1… isso mesmo, UM décimo), voltei à minha cidade natal para fazer um sofrido cursinho, e depois de 4 meses, lá estava eu toda desesperada com o resultado. Sim, passei! Virei universitária federal, tô na UFLA! No momento estou quase terminando o 3º período do meu sonhado curso, tenho mais 6, espero… Meu intuito é repassar meus conhecimentos numa forma mais acessível a todos.”. Seja bem-vinda!

 

#PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente. Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos mais detalhes.

Texto de própria autoria com informações da Wikipédia

 Clarissa de Moraes Sousa, nasci em 1990 em São José dos Campos. Aos 12 anos, mudei para Sapucaí Mirim, onde tive uma infância-adolescência bem divertida. Aos 17 anos, resolvi fazer algum curso relacionado ao meio ambiente... Engenharia Florestal. Após a desconcertante reprovação no vestibular (não passei por 0,1... isso mesmo, UM décimo), voltei à minha cidade natal para fazer um sofrido cursinho, depois de 4 meses, lá estava eu toda desesperada com o resultado. Sim, passei! Virei universitária federal, tô na UFLA! No momento, estou quase terminando o 3º período do meu sonhado curso, tenho mais 6, espero... Meu intuito é repassar meus conhecimentos numa forma mais acessível a todos.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade