A Anatel publicou nesta semana, no Diário Oficial, a resolução de nº 527, que regulamenta a conexão banda larga via rede elétrica no Brasil (lembra que falamos dessa tecnologia há 2 meses?).

Ainda assim, as empresas envolvidas com a questão evitaram afirmar quando o serviço de fato estará disponível aos consumidores.

A única a prometer o lançamento da banda larga via rede elétrica foi a AES Eletropaulo Telecom, mas sem especificar uma data. “O serviço estará disponível para ser comercializado ainda em 2009”, afirmou Teresa Vernaglia, diretora geral da AES Eletropaulo Telecom, em entrevista ao IDG Now!.

Segundo Teresa, “os preços serão compatíveis” com outros serviços já existentes no mercado. A executiva disse ainda que as velocidades máximas alcançadas em testes, por enquanto, foram de 10 megabits por segundo (Mbps) – tanto para download quanto para upload.

A AES Eletropaulo Telecom, porém, não será responsável por prover o acesso. A empresa vai colocar à disposição a infraestrutura para que outros provedores, como a Telefônica, possam oferecer o serviço aos consumidores finais. Mas a operadora também não quis cravar uma data para o lançamento do serviço. Questionada pela reportagem, a companhia disse que “não se manifestaria sobre o assunto nesse momento”.

A operadora Oi, que após a fusão com a Brasil Telecom é responsável pelo provedor de banda larga Velox, também foi contatada pela reportagem e não soube dizer se ou  quando irá oferecer o serviço.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou no começo deste mês que está fazendo testes no município de Santo Antônio da Platina (PR), com 300 habitantes, no Estado do Paraná. A empresa disse que vai analisar o comportamento dos usuários durante um ano e, após esse período, vai decidir se irá ou não oferecer serviços de conexão à internet de banda larga via rede elétrica.

Outras cidades onde o serviço está sendo testado são Barreirinhas (MA), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).

Fonte: IDG Now

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade