Apple, agora, em versão verde

SÃO PAULO – Ao tornar públicas as emissões anuais de carbono, a Apple tenta melhorar sua imagem com os ambientalistas e se tornar um empresa mais verde.

Desde o dia 24 de setembro, o site da empresa traz informações a respeito da quantidade de gases nocivos ao efeito estufa liberados por cada gadget.

Os relatórios individuais levam em conta uma expectativa de vida de 3 a 4 anos por produto, e mostram a quantidade de gás emitida em cada etapa, da produção a reciclagem. Os materiais utilizados na fabricação também são especificados.

O iPhone 3GS, por exemplo, libera 55 kg de CO2, divididos principalmente entre as etapas de produção (45%) e uso pelo consumidor (49%). No geral, no entanto, a Apple afirma que apenas 5% das emissões nocivas são provenientes de suas instalações pelo mundo; os 95% restante viriam do uso de seus produtos.

As medidas parecem ter vindo em boa hora. Nos últimos anos, Steve Jobs e sua turma enfrentaram uma série de críticas de ambientalistas por não adotarem uma política clara contra os gases nocivos ao efeito estufa.

Contrariando a concorrência, a empresa da maçã não divulgava projeções e metas de redução. No ano passado, o Carbon Disclosure Project, que classifica a transparência de empresas de todo o mundo, atribuiu à Apple apenas 7 pontos em uma escala de 0 a 100. Este ano, com as mudanças, a Apple atingiu 73 pontos. A primeira colocada, a Bayer, conseguiu 95.

No ranking do Greepeace, no entanto, a empresa não está tão bem. Em seu ‘Guide to Greener Electronics’ a ONG atribui notas às top 18 fabricantes de PCs, telefones móveis, TV´s e consoles de games. Os critérios são a política em relação a produtos químicos tóxicos, reciclagem e mudança climática.

No último relatório, a Apple teve média de 4,7 em uma escala até 10. A nota é a mesma do relatório anterior, de março deste ano, mas a empresa caiu uma posição e está exatamente no meio da lista, em 9º lugar.

O Greepeace explica a nota alegando que, apesar de a empresa ter livrado seus produtos de PVCs e BFR (retardantes de fogo brometo), ela ainda usa desnecessariamente as quantidades limites desses produtos em alguns gadgets alegadamente PVC-/BFR-free. No entanto, o ponto positivo foi dado pela nova linha “verde” do MacBook Pro.

*Via Info.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade