concreto-capa.jpg
O concreto permeável leva pouco ou nenhum a areia/Fotos: Inhabitat

A grande quantidade de concreto e asfalto presente nas grandes cidades se tornaram um sério problema para os moradores e também para o meio ambiente. Com tanto terreno impermeável, a água das chuvas não consegue penetrar no solo, abastecer os lençóis freáticos e ainda causam enchentes e alagamentos. Uma maneira de resolver esse problema é a utilização do concreto permeável.

Esse produto, já produzido no Brasil, possui pequenas bolsas de ar que, além de reduzir a quantidade total de matéria-prima, permite que a água chegue até o chão. Assim como o concreto convencional, ele também é feito a partir de uma mistura de cimento, agregados e água. A diferença é que esse contém pouca ou nenhuma areia, o que resulta em uma estrutura porosa aberta por onde a água passa facilmente.

Durante uma tempestade, um metro quadrado desse tipo de concreto pode absorver um volume de 11 a 18 litros de água por minuto. Bem diferente do concreto tradicional.

Os benefícios ambientais vão além de abastecer os lençóis freáticos e evitar alagamentos. Esse sistema funciona como um filtro (da mesma forma que a terra durante o processo natural) e retém na superfície as impurezas e substâncias tóxicas presentes na água.

concreto-2.jpg
Ele permite que até 18 litros de água sejam infiltrados no solo por metro cúbico de concreto.

Cidades impermeáveis

O asfalto tomou conta das cidades. Áreas verdes, com terra batida e grama, estão cada dia mais perdendo espaço para o concreto. A cidade de São Paulo, por exemplo, possui apenas 4m2 de área verde por habitante, agravando ainda mais problemas como ilhas de calor, níveis de poluição e alagamentos.

O excesso de asfalto, impermeável, aquece a temperatura e diminui a umidade relativa do ar ao longo dos meses secos, além de poluir mais os rios nas primeiras chuvas – as águas escoem por galerias de concreto, levando toda a sujeira das vias diretamente para os cursos d’água onde desembocam.

Além do aumento de áreas não pavimentadas, capazes de absorver até 90% da água da chuva, a utilização de materiais alternativos, como asfaltos permeáveis, pode ser uma maneira útil de amenizar esses problemas.

*Via EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade