O presidente Lula e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, durante inauguração da unidade de biodiesel da Usina Barralcool, em 2006.
O Presidente Lula e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, durante inauguração da unidade de biodiesel da Usina Barralcool, em 2006/Foto: Ricardo Stuckert/PR

O aumento de 3% para 4% na mistura de biodiesel ao diesel comercializado no Brasil começará a valer a partir do dia 1º de julho. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira, 18 de maio. Com a decisão do Ministério de Minas e Energia (MME), a produção de biodiesel no país deverá subir de 1,2 bilhão, em 2008, para 1,8 bilhão de litros em 2009, com o objetivo de suprir o crescimento do consumo.

Também há a previsão de se reduzir a importação de diesel de petróleo. Segundo o MME, o uso do biodiesel representou uma economia de US$ 1 bilhão nas contas externas do país em 2008. Em julho do ano passado, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou uma elevação do percentual de mistura de 2% para 3%.

O ministro Edison Lobão anunciou o aumento da mistura no dia 14 deste mês
Ministro Edison Lobão anunciou o aumento da msitura no dia 14 deste mês/Foto: Elza Fiúza/ABr

Para o governo, o aumento gradativo do percentual pode agregar valor às matérias primas oleaginosas de origem nacional e desenvolver a indústria nacional de bens e serviços, além de estimular a participação da agricultura familiar.

*Com informações de Agência Brasil., retirado de EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade