Lembra do caso da Sea Shepherd contra os baleeiros japoneses? Temos um vencedor.

Depois de vários ataques da ONG contra embarcações japonesas, os nipônicos decidiram que era hora de abandonar o barco, ou quase isso. Como diz a Folha, eles suspenderam as atividades na Antártida em consequência das pressões dos grupos de defesa ambiental, e ainda estudam a possibilidade de concluir a missão anual antes da data prevista. As informações foram passadas pela Agência de pesca do Japão nesta quarta feira (16).

Desde o dia 10 o navio-fábrica Nisshin Maru está parado para garantir a segurança da tripulação, informou Tatsuya Nakaoku, porta voz da agência.

O Japão diz que sua caça é para fins científicos, mesmo sendo numa área do oceano Antártico que a Comissão Baleeira Internacional (CBI) determinou como protegida em 1986, quando entrou em vigor uma moratória que proíbe a caça com fins comerciais. De la para cá, cerca de 40 mil baleias já foram caçadas no mundo todo por países que não aceitam essa proibição e se justificam dando sob a justificativa da caça científica, com cotas limitadas pela CBI.

Mas parece que a ação da ONG deu muito certo, pois a agência de notícias Jiji Press informa que o governo está considerando ordenar o retorno da frota antes do previsto que, como sempre, seria em meados de março.

O governo japonês já não era muito fã da Sea Shepherd, imaginem agora. Pelo menos as baleias vão poder nadar sem maiores preocupações até, ao menos, a próxima temporada de caça.

 
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade