pedalada-pelada-3.jpg
Em Brasília alguns participante ficaram nus na frente do Congresso Nacional/Foto: Valter Campanato/ABr

Ciclistas de São Paulo e Brasília realizaram no sábado, 14 de março, a segunda edição do World Naked Bike Ride, uma manifestação feita por ciclistas nus em diversas cidades do mundo com o objetivo de chamar a atenção para a poluição provocada pelos veículos e a falta de estrutura para a locomoção de bicicletas nas grandes cidades.

Na manifestação de São Paulo, realizada na Avenida Paulista, o elevado número de policiais que acompanhavam o trajeto, aproximadamente 40, inibiu os ciclistas de tirarem as roupas. Boa parte dos 400 manifestantes percorreu o trajeto usando roupas de praia, como sungas e biquínis.

As manifestações foram vistas nos corpos e nas camisetas dos participantes. Eles pintaram frases como “obsceno é o trânsito”, “menos gasolina e mais adrenalina”, “um carro a menos” e “respeito ao ciclista” e usaram máscaras contra a poluição.

“Esse manifesto pacífico de hoje é para denunciar o comportamento do motorista paulistano, que não é nenhum pouco pacífico com os ciclistas. Cada bicicleta na rua significa um carro a menos congestionando a cidade e poluindo”, ressaltou o ciclista Marcos Antonio Ferrari, 52 anos.

Em Brasília, cerca de 20 ciclistas que vão ao trabalho, à faculdade, ou em outras atividades quotidianas de bicicleta, se reuniram em frente ao Conjunto Cultural da República e desceram a Esplanada dos Ministérios para manifestar contra a falta de respeito e espaço no trânsito das grandes cidades. Eles lembraram aos motoristas que, quem pedala, anda desprotegido, e seguindo à idéia do evento, alguns tiram a roupa em frente ao Congresso Nacional.

“A Pedalada Pelada é para mostrar que existe um corpo sensível em cima da bicicleta, que não é uma máquina”, explicou Fernanda Rachid, educadora, que acompanhou o marido e a filha Helena, de um ano e meio, no protesto.

Nenhum manifestante foi preso, como aconteceu na edição passada, quando um ciclista foi detido por ficar completamente nu durante a manifestação.

Com informações da Agência Brasil

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade