Computadores reciclados por jovens tranformam-se em ferramente de inclusão digital
Quando reciclados por jovens em cursos profissionalizantes, os computadores usados passam de lixo eletrônico pra ferramenta de inclusão digital / Foto: Roberto Greco

Equipamentos de informática tornaram-se artigos indispensáveis na contemporaneidade. Para que não sejam transformados em lixo eletrônico, o projeto Computadores para Inclusão criou uma rede nacional que reutiliza as máquinas descartadas através de jovens em cursos profissionalizantes. Depois de restauradas, os computadores são distribuidos para diferentes partes do país como uma importante ferramenta de inclusão digital.

O projeto, criado pela parceria entre os Ministérios do Planejamento (MP), Educação (MEC) e Trabalho e Emprego (MTE), conta com Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), onde cidadãos e empresas podem doar máquinas usadas. Nestes espaços adaptados, os equipamentos passam por uma triagem, recondicionamento e armazenagem para depois serem entregues a instituições de inclusão digital.

O processo pelo qual o computador doado passa dentro do programa de reaproveitamento
Depois de doados, os comuptadores usados são reciclados e depois encaminhados para instituições de apoio à inclusão digital.

Como solicitar

Telecentros comunitários, escolas públicas e bibliotecas podem solicitar os computadores reciclados preenchendo um formulário online e cadastrando o projeto que necessita dos equipamentos. Alguns pré-requisitos são respeitados na hora do cadastramento dos interessado, como não ter intenções comerciais e manter a comunidade insenta de taxas ou pagamentos referentes ao uso da internet.

Como doar

As CRCs estão presentes em Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, e podem receber doações individuais de equipamentos (para saber o endereço, basta acessar o site e conferir a lista de cidades). Além das quatro cidades, Bahia e Ceará serão os próximos estados a ganharem postos de recebimento, mas também é possível doar grandes quantidades através do site ou entrando em contato com o programa.

Meio ambiente

O projeto de reutilização de computadores também beneficia o meio ambiente prolongando a vida útil dos equipamentos, economizando recursos de produção de novas máquinas e retardando o descarte de lixo eletrônico. Quase todo o material é reaproveitado, de confecção de novas máquinas até a oficinas de artesanato e metareciclagem, os poucos resíduos do processo são direcionados a locais especificos e ambientalmente certificados.

O programa Computadores pela Inclusão também tem promovido parcerias que buscam o desenvolvimento de técnicas de reciclagem, como o projeto entre a CRC de Porto Alegre e a Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que tem se preocupado em pesquisar tecnologias em reciclagem de placas de circuito.

Fonte: EcoDesenvolvimento.

             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade