null

Menor atividade da indústria reduz consumo de energia.
Entre as regiões, o Sudeste/Centro-Oeste apresentou a maior queda. / Foto: Rodolpho_Lupus

A carga de energia (que inclui o consumo mais perdas) no Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu 49.422 megawatts médios em junho, uma queda de 1,1% na comparação com o mês de maio. Os dados preliminares constam do Boletim de Carga Mensal, divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e apontam ainda para um recuo de 3,4% em relação a junho do ano passado.

No acumulado em 12 meses, a carga subiu 0,8% frente aos 12 meses imediatamente anteriores. No primeiro semestre, houve redução de 1,3% frente a igual período do ano passado.

“Embora alguns segmentos industriais estejam apresentando sinais de recuperação, conforme a última pesquisa divulgada pela Fundação Getulio Vargas informando o retorno à normalidade do nível de estoques industriais, o aumento do consumo de energia desses ainda não pôde ser observado no total da carga de energia”, diz o ONS, lembrando que as baixas temperaturas afetam o consumo residencial, que representa 40% do SIN.

Regiões
Entre as regiões, o Sudeste/Centro-Oeste apresentou a maior queda na carga no mês de junho, com um recuo de 2,2% frente a maio, para uma carga de 30.167 MW médios no mês passado. Na comparação com junho de 2008, a carga para o Sudeste caiu 5,2%, acumulando no ano um declínio de 2%. Nos 12 meses encerrados em junho, a carga no subsistema aumentou 0,3%, em relação aos 12 meses anteriores.

No Sul, a carga caiu 1,1% frente a maio, para 8.408 MW médios, o que significou uma baixa de 1,5% frente a junho do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o subsistema Sul apresentou um crescimento de 1,7% em relação aos 12 meses anteriores, enquanto, no primeiro semestre, houve alta de 0,1% frente a igual período de 2008.

No Nordeste, a carga de energia situou-se em 7.177 MW médios, um declínio de 0,3% no comparativo com maio, mas um avanço de 0,2% perante junho do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, foi verificada alta de 1,3% na carga do subsistema, enquanto, nos seis primeiros meses de 2009, a carga caiu 0,3%, em relação ao observado entre janeiro e junho do exercício antecedente.

Já o subsistema Norte apresentou carga de 3.670 MW médios em junho, uma alta de 2,5% no confronto com maio e um crescimento de 0,4% na comparação com junho do ano passado. No acumulado dos 12 meses, houve variação positiva de 2,3%, enquanto no primeiro semestre a carga permaneceu estável.

*Via G1.

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade