Não é de hoje que a humanidade utiliza a energia eólica. Cerca de 200 anos antes de Cristo, na Pérsia antiga (onde hoje fica o Irã), a população construía moinhos de vento para bombear água e moer grãos. De lá para cá, muita coisa mudou e, atualmente, enormes cata-ventos – ou aerogeradores –, acionados pela força dos ventos, têm sido empregados em várias partes do mundo para gerar eletricidade.

A energia eólica também é usada no Brasil, um dos países mais ricos em potencial e aproveitamento de energia renovável. Alguns parques eólicos já estão em funcionamento e outros devem entrar em operação nos próximos anos. A Eletrobras, por meio de suas empresas, tem participação em 11 empreendimentos nas regiões Sul e Nordeste, que somam 530 MW de potência instalada e representam investimentos de mais de R$ 2,5 bilhões.

Um deles é a Central Geradora Eólica Casa Nova, na Bahia, com 180 MW. Quando começar a funcionar, será um dos maiores projetos de energia eólica do país em potência instalada.

Destaque também para o Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, com capacidade instalada de 90 MW. Os projetos Cerro Chato I, II e III, com potência de 30 MW cada um, estão atualmente entrando em operação.

Dentro de dois anos, quando todos os empreendimentos da Eletrobras no setor eólico estiverem em operação, a produção anual média será de cerca de 2 milhões de MWh, energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade como São Paulo por um mês.

[Repostado de Energia no Brasil]

Estamos no caminho certo, mas ainda há muito trabalho para se fazer. Como comparativo, só a Usina Hidrelétrica de Itaipu produz cerca de 45 a 50 vezes mais energia elétrica. Sou só eu que olho para os bilhões gastos com reformas para a Copa do Mundo e penso que poderiam ser mais bem empregados?

facebook-profile-picture
 é o criador do eco4planet, formado em Administração de Empresas pela USP, desenvolvedor e gamer. Otimista nato, calmo por natureza, acredita que informação pode mudar o mundo e que todo pequeno gesto vale a pena. Posta também no Twitter e Facebook.
Veja outros artigos por e escreva também para o eco4planet!
             
Quem somos
Na mídia
Contato
Anuncie (mediakit)
Como divulgar
 
 
©2008-2024 eco4planet | Privacidade
©2008-2024 eco4planet | Privacidade